Em alusão a Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndio e Pânico, o 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas deixou nesta segunda-feira, 2, dicas importantes para evitar acidentes domésticos ao fritar alimentos.
Para o Tenente Pedroso, cozinhar é um ato que requer muito cuidado e a cozinha é um ambiente perigoso e pode acabar em tragédia principalmente se não for tomado as devidas precauções.
Acompanhem as dicas:
Vai fazer fritura? Deixe o cabo da panela ou frigideira virado para dentro do fogão. Isso evita que você esbarre nele sem querer e que o óleo quente seja derrubado em cima de você.
Se você tem filhos pequenos, uma dica de segurança também é colocar a panela em que a fritura será feita nas bocas de trás do fogão.
Não jogue o alimento dentro da panela para fritar. Coloque o alimento o mais perto possível da panela, assim, o óleo quente não vai espirrar em cima de você.
Não deixe panelas no fogo e vá fazer outras atividades fora da cozinha. O alimento pode queimar e o fogo ligado ainda pode causar um incêndio.
Panos de pratos e toalhas devem ficar longe do fogão, do botijão de gás e de eletrodomésticos que emitem calor, como as torradeiras. Perto do fogo, eles podem incendiar ou derreter.
Para evitar acidentes com panela de pressão, só abra depois que a pressão sair naturalmente, após o cozimento. Também evite abrir a panela assim que apagar o fogo.
Objetos de alumínio ou metal nunca devem ir ao micro-ondas. Alguns tipos de plásticos também não podem ser aquecidos nesse eletrodoméstico. Verifique se os potes que você tem na sua casa podem ir ao micro-ondas.
Assistam o vídeo: