O canal Júris em Três Lagoas completou no mês de setembro um ano no ar com cerca de 50 julgamentos transmitidos ao vivo. O canal no Youtube surgiu durante a pandemia e a transmissão teve grande aceitação do Ministério Público, da Defensoria e dos advogados, que encamparam a ideia e estão utilizando com os acadêmicos de Direito. O canal é o primeiro a nível nacional a transmitir o júri por meio da internet.
Segundo a Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul, inspirado no trabalho do juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida, de Campo Grande, o juiz Rodrigo Pedrini Marcos criou o canal para transmitir sessões do Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Três Lagoas. As transmissões são feitas ao vivo e posteriormente ficam disponíveis na íntegra.
De acordo com a Amamsul, a transmissão de sessões de julgamento é uma tendência que se verifica no judiciário brasileiro, a exemplo do Conselho Nacional de Justiça, dos tribunais superiores e até mesmo do Tribunal de Justiça de MS, com a transmissão das sessões de julgamento de Câmaras e Seções, do Órgão Especial e do Tribunal Pleno.
Para o juiz, a prática preserva o direito à ampla defesa, já que os réus, as vítimas e outras testemunhas são mostrados apenas durantes os interrogatórios. A defesa também pode pedir que não haja exposição.
A iniciativa foi inscrita no Prêmio Innovare, que promove e divulga boas práticas que aprimoram e facilitam o atendimento jurídico à população. "Fomos uma das primeiras varas a implantar essa prática de transmitir os julgamentos do Tribunal do Júri no país. Verificamos com os acessos e redução de custos que é um caminho sem volta. Por isso, nosso propósito é continuar a transmissão mesmo após a pandemia", comentou o juiz.
Para conhecer o canal Júris em Três Lagoas e um pouco do trabalho do magistrado clique aqui .
