Para os que estão furiosos som essa notícia, se acalmem, a gente, da equipe do Hojemais fez uma entrevista com o Alex Homburger , um dos fundadores da empresa para sanar nossas dúvidas sobre a nova comercialização de um produto tão antigo.
E está aqui essa entrevista:
1.Há quanto tempo existe a empresa e qual o significado do seu nome?
“A Vivant iniciou suas operações de venda em Janeiro de 2019, portanto, temos um ano de operações. O nome da empresa vem da expressão “bon vivant”, pessoa que sabe curtir a vida.”
2.Qual o intuito da empresa com esta nova mercadoria?
“O intuito da Vivant é democratizar o acesso ao vinho. Queremos descomplicar o consumo da bebida e provar que bons vinhos podem ser consumidos em qualquer lugar e ocasião, sem necessidade de taças, saca rolhas, etc. Trazemos um produto que é ideal para ocasiões como praia, piscina, churrasco, festas, programas ao ar livre em geral e também consumo individual.”
3.Como teve a ideia de produzir vinhos em lata?
“Os fundadores da empresa já buscavam criar uma marca de vinhos que fosse atrativa para o público mais jovem. Durante as pesquisas, um de nós foi em uma festa onde o tema era vinho, e comprou uma garrafa. Ali, ele percebeu que passou uma hora e meia da festa com uma garrafa na mão e uma taça na outra, o que tornou a experiência ruim já que ele tinha que colocar a garrafa no chão para cumprimentar alguém, mexer no celular e curtir a festa. Foi aí que veio o estalo de “se queremos atingir o público jovem, precisamos de um outro tipo de embalagem, mais prática”. Foi aí que pesquisamos e vimos que o vinho em lata já era um grande mercado em outros países. Achamos a cara do Brasil e resolvemos começar!”
4.Pretendem expandir a quantidade de produtos disponíveis? Como, por exemplo, produzir seus vinhos com outros tipos de uva?
“Sim, hoje trabalhamos com 3 produtos, mas temos o objetivo de todo ano lançar novas versões e extensões de linha.”
5.Acha que os consumidores regulares de vinhos, ou seja, aqueles que apreciam uma boa garrafa de vinho, um aerador e talvez um pedaço de queijo, irão acatar e quem sabe até preferir a ideia de vinhos em lata?
“O objetivo da Vivant não é competir com a forma tradicional de consumir vinhos, a garrafa, mas sim, agregar praticidade em ocasiões onde a garrafa não se encaixa tão bem. Por isso, muito dos consumidores regulares de vinho estão consumindo Vivant quando vão para a praia, piscina, festa, cinema, etc.”
6.O vinho comercializado na garrafa envolve uma certa tradição, tanto na sua produção quanto no eu consumo. Você acha que a nova comercialização em lata vai ser algo bem recebido pelo público por quebrar esse padrão?
“Acreditamos que como qualquer inovação, o vinho em lata no começo até pode gerar certa estranheza, mas depois que a pessoa prova nosso produto, constata que o vinho é de qualidade, e percebe os benefícios da latinha, imediatamente os preconceitos são quebrados. A aceitação do público e abertura para conhecer o produto tem nos surpreendido positivamente.”
7.Qual o público-alvo que busca atingir com o seu produto? Querem um público diferente do que já consome o vinho na garrafa, ou buscam mudar a tradição do consumo vinho de modo geral?
“Hoje nosso principal público alvo são jovens, de 23 a 35 anos, que buscam consumir uma bebida de qualidade, com praticidade e sem complicações. Percebemos que todos os termos técnicos, conceitos de harmonização e jargões utilizados pela indústria do vinho mais afastam do que atraem novos consumidores para a categoria. Portanto, queremos conquistar nosso público através da simplicidade de um bom vinho que pode ser bebido em qualquer lugar e ocasião.”
8.O que acha e como tratou as críticas feitas pelos amantes e apreciadores da arte do vinho?
“As críticas são bem vindas desde que sejam construtivas. Hoje, trabalhamos com muitos especialistas em vinho, enólogos e sommeliers para chegar em um produto com a melhor qualidade possível, então somos bem confiantes com nossos vinhos. Críticas sempre existirão, como em qualquer outro setor, mas hoje, nossa taxa de aceitação é de mais de 90%.”
9.Como é feito a conservação do vinho? Ele tem data de validade?
“Nós somos a primeira empresa nacional de vinhos a ter realizado uma parceria com a Ball, maior fabricante de latas de alumínio do mundo. A Ball possui uma tecnologia específica para vinhos, um material que reveste o interior da lata e consegue preservar as mesmas propriedades da garrafa. O prazo de validade é de 3 anos, tempo que dura esse revestimento interno da lata.”
10.A produção de seus vinhos é feita em vinícolas?
“A produção dos nossos vinhos é feita na vinícola Quinta don Bonifácio, em Caxias do Sul.”
11.Qual a diferença em questão de sabor, entre o vinho que está na lata, e o da garrafa?
“Hoje essa tecnologia da nossa lata consegue garantir que o vinho fique com o mesmo sabor da garrafa, sem alterações.”
12.O vinho é armazenado em barril?
“Não, são armazenados em tanques antes do envase.”
13.Acha que o produto vai se tornar algo comum de se ver entre o público jovem, como em festas de faculdade, por exemplo?
“Temos certeza que sim! Temos acesso a diversos estudos que mostram que o consumo de vinho pelo público jovem cresce cada vez mais. Porém, a garrafa e taça limitam muitas ocasiões, como por exemplo, as festas de faculdade citadas. Poder tomar um bom vinho de forma mais simples, despojada e divertida com certeza fará a popularidade dessa bebida crescer ainda mais.”
14. O modelo da lata é bem jovial e com cores vibrantes, acha que isso irá afastar o público mais velho?
“A lata jovial com cores vibrantes é justamente o que queremos trazer, algo bem diferente das tradicionais garrafas, sempre iguais, com as mesmas cores. Isso ajuda a chamar a atenção do consumidor no ponto de venda e reforça nosso posicionamento como marca inovadora. Nossa embalagem tem sido muito elogiada, mesmo pelo público mais velho, então não acreditamos que isso é um motivo que os afaste do consumo de nossos produtos.