Mais conhecida como o sonho de procedimento para a maioria das mulheres, a cirurgia plástica é um procedimento que tem como objetivo aperfeiçoar o corpo do paciente e agregar melhorias funcionais e na autoestima. Segundo a doutora Suelen Melao, cirurgiã plástica na Gestare Vita de Três Lagoas, existem vários pontos a serem avaliados antes de realizar o procedimento. Confira algumas das respostas da cirurgiã em entrevista ao programa de saúde Viver Mais.
Viver Mais: Existe uma questão que percorre a internet de que qualquer pessoa pode fazer cirurgia plástica. Isso é mito ou verdade?
Dra. Suelen Melao: No geral sim, qualquer pessoa pode fazer cirurgia plástica. Na maioria a busca é para uma questão estética, mas também existe o lado da reparadora que é mais especifica para crianças que nascem com alguma deformidade, um exemplo é o lábio leporino. Ou seja, pode ser realizada em crianças e pessoas mais maduras, mas vai depender do caso, necessidade e resultado dos exames.
Viver Mais: Ainda sobre a condição clínica, muitos acreditam que é somente chegar no consultório e logo ser submetido a cirurgia, mas na verdade existe um passo a passo certo. Qual seria ele?
Dra. Suelen Melao: Com certeza sim. Na maioria das vezes as pessoas chegam bem eufóricas no meu consultório porque vão realizar a tão sonhada plástica, mas não é bem assim. Essa é uma cirurgia que, como todo procedimento do tipo, corre-se riscos e por isso o primeiro passo é a consulta, onde vou conseguir determinar se a paciente possui as indicações clínicas, se o seu objetivo será alcançado, já que ambos fatores dependem do corpo de cada um.
Viver Mais: Sobre as próteses de silicone, mais conhecidas como o sonho da maioria das mulheres, quais são os casos recomendados e não indicados para a colocação das próteses?
Dra. Suelen Melao: A grande parte dos casos de implante de próteses mamárias é de mulheres que possuem uma mama pequena e querem aumentar seu volume, então nesses casos é indicada a prótese. Além desse caso, muitas pacientes minhas chegam no meu consultório e falam: “Doutora, eu estou com a mama flácida e caída, mas ela possui um volume bom”. Aqui já não é necessário uma prótese, e sim um procedimento chamado de Mastopexia (levantamento da mama com o tecido da própria paciente) que deixa a mama levantada e com um colo bonito.
Viver Mais: Mulheres que pretendem engravidar podem colocar implantes?
Dra. Suelen Melao: Podem sim! Na verdade, a prótese é colocada ou abaixo da glândula mamária ou abaixo do músculo, o que não interfere de modo algum na amamentação. O que pode acontecer é que após o período de amamentação, essa mama pode ter uma queda e ficar um pouco mais flácida.
Confira a entrevista completa: