O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) começou a orientar os usuários da conta ouro do Gov.br, cerca de 72 milhões de pessoas, a ativarem a verificação em duas etapas, com o objetivo de aumentar a segurança no acesso aos serviços digitais da plataforma.
Embora não seja obrigatória, a funcionalidade é altamente recomendada e poderá ser ativada ou desativada a qualquer momento pelo próprio usuário. Segundo o ministério, o recurso representa uma medida eficaz de proteção contra acessos indevidos, especialmente se for utilizado em conjunto com a biometria. Atualmente, apenas 27% dos usuários com conta ouro já utilizam essa verificação adicional.
Ao fazer login na plataforma, o usuário será convidado a ativar a verificação em duas etapas por meio do aplicativo Gov.br. Caso opte por adiar, receberá um aviso por e-mail ou SMS, informando que o recurso será novamente sugerido no próximo acesso.
A verificação poderá ser desabilitada a qualquer momento dentro do aplicativo, na área “Segurança da conta”. As instruções também estão disponíveis no portal Gov.br e há a possibilidade de conversar com um atendente para tirar dúvidas.
Com mais de 169 milhões de usuários, o Gov.br reúne mais de 4.700 serviços federais e 8.700 estaduais e municipais. Entre os serviços mais acessados estão a Assinatura gov.br, Meu INSS, Meu SUS Digital, Fies, Enem, Carteira Digital de Trânsito e a Carteira de Trabalho Digital. A plataforma também permite assinar documentos com validade jurídica, transferir veículos e até abrir empresas.
A recomendação reforça o compromisso do governo com a proteção dos dados dos cidadãos, diante do crescimento do uso da plataforma e da digitalização de serviços públicos essenciais.
