O governo federal lançará nesta quarta-feira (6), em Brasília, o programa "Aqui é Brasil" , voltado ao acolhimento de brasileiros repatriados em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e contará com ações integradas entre diferentes pastas.
O programa prevê a oferta de a tendimento psicossocial, assistência à saúde, apoio para moradia, oportunidades de trabalho e outros serviços essenciais voltados à reinserção desses cidadãos na sociedade brasileira. A proposta é garantir que o retorno ao país ocorra de forma digna e com acesso pleno à cidadania.
Além do MDHC, participam da ação os ministérios das Relações Exteriores; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; da Justiça e Segurança Pública; e da Saúde.
Desde fevereiro deste ano, o Brasil já repatriou mais de 1,2 mil cidadãos brasileiros , com foco especial naqueles em condição de vulnerabilidade no exterior, sobretudo nos Estados Unidos. As operações, geralmente feitas com aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), têm buscado assegurar o retorno seguro desses cidadãos.
Nesta semana, um voo previsto para trazer de volta mais brasileiros dos Estados Unidos foi cancelado. De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos, ainda não há nova data definida, mas as tratativas seguem em andamento.
O lançamento do programa “Aqui é Brasil” representa um novo passo na política de acolhimento humanitário do país e reforça o compromisso com os direitos fundamentais dos brasileiros que retornam ao território nacional após experiências marcadas por instabilidade, riscos ou violações no exterior.
Com informações de Agência Brasil.
