Geral

Juizado de Três Lagoas institui manual de orientação para audiências virtuais

Antes de utilizar o manual, a magistrada apresentou o material para a subseção da OAB de Três Lagoas

Da Redação
04/08/20 às 13h31
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira (6), a juíza Janine Rodrigues de Oliveira Trindade, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível de Três Lagoas, inicia as audiências cíveis de instrução virtuais e vai utilizar um manual de orientação, produzido pela Secretaria de Comunicação do Tribunal de Justiça, para advogados, partes, testemunhas, enfim, todas as pessoas que eventualmente participem dessas audiências objetivando facilitar a comunicação.

Idealizadora do material construído em parceria com a SCom, a juíza lembra que visou ajudar porque todo início traz resistência ao novo e alguns podem ter dificuldades na utilização do plugin utilizado nas audiências virtuais. Antes de utilizar o manual, a magistrada apresentou o material para a subseção da OAB de Três Lagoas, na intenção de apresentar a inovação e solicitar sua distribuição aos profissionais que auxiliam a justiça na prestação jurisdicional de qualidade.

“A pandemia impôs a toda a sociedade brasileira o isolamento social, na tentativa de evitar a proliferação do coronavírus, e fomos todos obrigados a nos adaptar à nova realidade. Depois de um tempo, foi possível perceber que alguns aspectos dessa mudança são o que chamamos de um caminho sem volta, ou seja, foram tão facilmente assimilados que, ao final da pandemia, devem determinar novas posturas e costumes a nós brasileiros. Por isso, sugerimos esse pequeno manual, para facilitar a compreensão e a comunicação entre todos que, de uma forma ou de outra, participarão das audiências virtuais”, explicou Janine.

Entenda – O manual é conciso, porém, em 12 páginas de informações e imagens, apresenta aos participantes da audiência como agir.

Muito bem elaborado e de fácil entendimento, o material é um guia rápido e apresenta o plugin a ser instalado em celulares e computadores para conexão com a vara para a audiência. Além disso, apresenta e mostra o funcionamento da sala virtual de espera, da sala virtual de audiência, da sala virtual de apoio e funcionamento da audiência.

As orientações mostram ainda como ligar e desligar o microfone e a câmera do celular/computador para evitar que, quando não for utilizado, transmita sons que atrapalhem a audiência.  “A mídia tem mostrado diversas situações inesperadas e, algumas vezes, embaraçosas, em audiências realizadas em outras localidades justamente porque as pessoas estão ainda aprendendo a trabalhar com audiências virtuais, não sendo este um privilégio só nosso”.

Destaque-se que o computador deve possuir webcam e microfone e para ser direcionado à sala virtual de espera, um link será enviado para seu whatsapp ou e-mail. Basta acessá-lo na data e no horário designados, entretanto, recomenda-se que tudo isso seja verificado com antecedência de 10 minutos, para evitar qualquer problema.

O link enviado levará partes, advogados e testemunhas à sala virtual de espera, onde será feito pregão oral, e nesta sala um servidor estará à disposição para informações, porém, eventuais pedidos de informações devem ser manifestados pelo chat.

No início, as testemunhas serão informadas sobre o dever de permanecer incomunicáveis, antes de serem encaminhadas para a sala virtual de apoio até o momento de prestar depoimento e, no momento requerido, serão redirecionadas para a sala virtual de audiência.
 
“Enfim, são detalhes importantes que certamente facilitarão a comunicação entre todos os envolvidos em uma audiência. Quero deixar claro que não tivemos nenhuma intenção, ao propor o guia rápido, a não ser familiarizar as pessoas de nossa nova realidade e inteirá-las a tempo de participarem das audiências virtuais munidos das informações necessárias”, finalizou a juíza.

*Secretaria de Comunicação

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.