AO VIVO
Geral

MS lidera ranking nacional de investimentos por habitante

O Estado registrou um crescimento nominal de 122% nos gastos com investimentos em comparação ao ano anterior.

Da Redação - Hojemais Três Lagoas
17/05/23 às 08h16

Mato Grosso do Sul mantém a liderança no ranking nacional de investimentos por habitante, de acordo com uma reportagem do jornal Valor Econômico. O estado investiu aproximadamente R$ 1.177 por habitante em 2022, principalmente em obras de infraestrutura.

Esses dados foram obtidos a partir do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) de cada unidade da federação. Além de ocupar o primeiro lugar no ranking, Mato Grosso do Sul registrou um crescimento nominal de 122% nos gastos com investimentos em comparação ao ano anterior, passando de R$ 528,74 para R$ 1.177,30 por habitante.

(Foto: Reprodução/Agesul)

O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, destaca que o indicador de investimentos por habitante demonstra o compromisso do Estado em priorizar o cidadão. Ele ressalta que esse resultado é consequência de um equilíbrio fiscal, evidenciado pelo indicador de Capacidade de Pagamento (Capag), que credencia o Estado a obter recursos, especialmente financiamentos internacionais.

O secretário também enfatiza que esse indicador ratifica o momento de transformação vivido pelo estado, fortalecendo uma estratégia de avanços nos pilares de inclusão social, prosperidade, sustentabilidade e governo digital.

Mato Grosso do Sul também apresenta outros resultados relevantes, como a terceira menor taxa de desocupação do país, de 3,3%, conforme estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Além dos investimentos públicos, o estado se destaca por criar um ambiente favorável aos negócios, atraindo investimentos privados, como a fábrica de celulose da Suzano, em Ribas do Rio Pardo, o grupo Arauco, em Inocência, e a usina solar do grupo Solatio, em Cassilândia e Paranaíba, entre outros empreendimentos.

Esse progresso é resultado do uso de ferramentas gerenciais e estratégicas, como os contratos de gestão, que promovem o alinhamento entre as secretarias, autarquias e fundações por meio da definição de resultados e metas. O objetivo desses contratos é melhorar a qualidade e eficiência dos serviços públicos prestados à sociedade e otimizar os gastos públicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.