Com seu carisma e dom de divertir, a Capitu completa três anos de muitas fotos, ilustrações e situações engraçadas. Os criadores da mascote do Hojemais contam hoje – dia 20 de junho - um pouco mais da história da Capitu e como ela se tornou a capivara mais querida pelos três-lagoenses.
A IDEIA
Fernando Henrique Miranda - Social Mídia no Grupo Agitta de Comunicações - contou que a criação foi no início de 2015. “Sempre publicamos fotos de capivaras na fanpage do Hojemais; no aniversário de 100 anos de Três Lagoas foi feita a publicação de uma capivara indo para o desfile. Nesse momento houve um grande engajamento da população com o jornal”, disse.
Para aproximar os leitores e humanizar cada vez mais o jornal, Fernando aproveitou a interação na
página e solicitou sugestões de nomes e a própria população votou, escolhendo 'Capitu' para nomear mascote.
“Do dia 20 em diante, a Capitu apareceu cada vez mais; e, a cada dia conquista o carinho de mais pessoas”, contou.
Para o jornal é um ponto positivo, afirma Fernando; uma forma de descontração no meio das notícias sérias que são veiculadas. “A Capitu permitiu essa interação. As pessoas mandam mensagem para ela e, em reposta desse carinho, ela responde do outro lado. No imaginário popular, muitos pensam que a Capitu mora na própria empresa” - afirmou.
“Para mim é muito gratificante quando chego a um lugar, e as pessoas não sabem onde trabalho, mas ao verem uma capivara a chamam de Capitu. As pessoas aderiram”, concluiu.
A CRIAÇÃO
Gerson Henrique dos Santos, ilustrador, também fez parte do processo de criação da Capitu, pois ela aparece em forma de ilustrações nas matérias do portal, como charge no jornal impresso e também na fanpage.
“A Capitu vive na lagoa, tem muitos amigos, é divertida e está sempre na moda. Ela também é antenada; está sempre por dentro das notícias - inclusive para avisar suas amigas sobre o perigo do jacaré” - relatou Gerson.
O ilustrador contou ainda que se inspira em fatos do cotidiano de Três Lagoas para criar seus desenhos.
Além do desfile de aniversário da cidade, a Capitu já foi para o Rock in Rio, participou do Motoshow, estrelou alguns filmes, conheceu muitos artistas. Ela sempre entra no camarim nos eventos. Ela também participou de várias ações da cidade e região.