Motoristas de Mato Grosso do Sul que possuem veículos com placas terminadas em 7 ou 8 devem se atentar ao prazo para o licenciamento anual obrigatório, que vence no dia 31 de agosto, conforme calendário do Detran-MS.
Desde este mês, o envio da guia de pagamento pelos Correios foi suspenso. Agora, o licenciamento é emitido 100% de forma digital, pelos canais oficiais do órgão, ou presencialmente nas agências do Detran espalhadas pelo estado.
A exigência vale para todos os veículos registrados em MS e o documento é indispensável para circulação. Quem não quitar o licenciamento até o prazo final está sujeito a multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e até remoção do veículo.
Como emitir o licenciamento
O motorista só consegue gerar a guia se o IPVA estiver totalmente quitado, incluindo eventuais parcelas. A emissão pode ser feita pelos seguintes canais:
- Portal: www.meudetran.ms.gov.br
- Aplicativo Detran MS , disponível para celulares
- WhatsApp da assistente virtual Glória: (67) 3368-0500
- Presencialmente nas agências do Detran em todo o estado
Calendário do licenciamento 2025
- Final 7 e 8: até 31 de agosto;
- Final 9: setembro;
- Final 0: outubro;
- Final 3: prazo prorrogado para setembro, devido a problemas na emissão da guia em maio.
