Com o objetivo de Fortalecer atividades de ensino, pesquisa e extensão que promovem o desenvolvimento sustentável, em linha com a Agenda 2030 uma reunião foi realizada esta semana em Três Lagoas com representantes das universidades particulares do município.
O Diretor Executivo do CRE-TL, Gilbert Scharnik, detalhou sobre o Projeto 2030 que prevê? diversas ações junto a? academia, o que institucionalmente se viabiliza pelo estabelecimento de um Pacto Nacional das Instituições de Ensino e Pesquisa junto aos gestores das respectivas universidades.
Gilbert Scharnik explicou que o estabelecimento do Pacto pode assegurar não só? a ampla disseminação da Agenda, mas também a articulação de um conjunto de especialistas para contribuir com o PNUD na Agenda 2030.
Prosseguiu, destacando que haverá um processo de sensibilização destinado a professores e estudantes com objetivo de promover o engajamento social das comunidades acadêmicas na promoção da nova agenda nos respectivos territórios.
Que almeja-se, ainda estabelecer parcerias que possam dar suporte às ações nos territórios, preferencialmente, por meio de projetos de extensão, de tal forma que as comunidades possam ser acompanhadas e empoderadas no processo de implementação da agenda ODS, até? alcançarem a autonomia necessária para conduzir seu processo de desenvolvimento.
Para o Projeto 2030, a constituição de um grupo de especialistas fortalecerá a capacidade de mobilizar mão de obra e identificar iniciativas e inovações que aportem a?s estratégias. Para dinamizar esse processo, Scharnik revela que serão estabelecidos acordos “guarda- chuva” com instituições de representação nacional, a fim de que os instrumentos bilaterais possam ter maior respaldo.