AO VIVO
Geral

Tradição da Malhação de Judas está cada vez mais rara em Três Lagoas

O ritual ocorre nas manhãs do Sábado de Aleluia, consistindo principalmente no linchamento simbólico do boneco que representa Judas Iscariotes.

Da redação - Hojemais Três Lagoas
30/03/24 às 06h37
Imagem: Blog "Saudade do Rio" de Luiz D/Reprodução

No dia 30 de março deste ano, o Sábado de Aleluia traz consigo uma prática que, apesar de perder força ao longo dos anos, ainda é mantida em algumas localidades: a Malhação de Judas. Esta tradição, enraizada na simbologia da Semana Santa, representa um ritual coletivo onde grupos de pessoas saem às ruas arrastando bonecos, remetendo à figura do apóstolo que traiu Jesus.

Judas Iscariotes, conhecido como o apóstolo que entregou a localização de Jesus aos romanos por 30 dinheiros, é o centro dessa representação. Após a crucificação de Jesus, Judas foi encontrado enforcado em uma árvore. Considerado traidor pela tradição católica, sua morte suscitou o desejo de desforra em muitas pessoas. Assim, a prática da malhação surge como uma forma simbólica de punição, com crianças espancando os bonecos que representam Judas pelas ruas.

O ritual ocorre nas manhãs do Sábado de Aleluia, consistindo principalmente no linchamento simbólico do boneco que representa Judas Iscariotes, pendurado em um poste. 

Este boneco, geralmente do tamanho de uma pessoa real, é atacado principalmente por crianças e adolescentes, culminando frequentemente com sua queima ao meio-dia.
A escolha da fisionomia do boneco muitas vezes busca se assemelhar a alguma figura política ou local que seja considerada merecedora de castigo. Amarrado a um poste, o boneco é submetido ao "julgamento" popular, refletindo uma tradição enraizada em diversas comunidades.

A prática da malhação de Judas persiste em algumas cidades de Mato Grosso do Sul, demonstrando a resiliência de certas tradições populares em face das mudanças sociais e culturais. Apesar de sua gradual diminuição, o Sábado de Aleluia ainda guarda em algumas localidades a memória dessa simbólica e ancestral representação da Semana Santa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.