Três Lagoas registrou 14 casos de leishmaniose visceral no ano passado, conforme dados divulgados pelo Boletim Epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde) e a morte em decorrência da doença da pequena Yasmin, de apenas sete anos, em junho do ano passado.
O balanço mostra ainda o número de casos registrados nos últimos sete anos, desde 2010. Conforme a SES, foram registrados 83 casos da doença em humanos e 12 pessoas morreram no decorrer desse período no município.
O ano de 2010 foi o ano com maior número de casos – 20 - e ele veio caindo nos anos de 2011 – 10 casos – 2012 – 7 e 2013 – 4. Já a partir de 2014, os números voltam a subir e totalizaram 7 até dezembro. Em 2015 o número subiu para 9; em 2016 para 12 e no ano passado para 14.
A Leishmaniose Visceral é uma doença de notificação compulsória e, por isso, todo caso suspeito deve ser notificado e investigado pelos serviços de saúde, através da “Ficha de Investigação Padronizada pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN)”.
A melhor prevenção é cuidar da higiene: manter os quintais limpos, evitar a água parada, evitar o ambiente úmido, sem folhas, fazer a pulverização, usar roupas que cobrem o corpo, repelentes, telas para proteção em áreas endêmicas.