AO VIVO
Geral

Três Lagoas tem quase cem crianças com TEA cadastradas na Rede Pública

Autismo e Síndrome de Asperger são as mais comuns entre os diagnósticos

Hojemais Três Lagoas - Ygor Andrade
02/04/18 às 13h55

O dia 2 de abril é reservado à comemoração da Conscientização do Autismo. Mas o que é autismo?

O Transtorno de Espectro Autista (TEA) é uma condição geral para um grupo de desordens complexas que caracterizam de um problema genético. Isso pode afetar inúmeras áreas do desenvolvimento do ser humano seja na questão social, comunicação e comportamental.

O diagnóstico pode ser feito desde o nascimento e se tornarem aparentes desde cedo ou começar a surgir ao longo do desenvolvimento da criança. Isso se dá devido aos níveis de intensidade de cada condição atrelada ao TEA. Clique aqui e leia mais a respeito.

A Secretaria Municipal de Educação de Três Lagoas tem hoje, no Núcleo Educacional Especializado, vinculado ao Departamento Pedagógico, dando suporte psicológico e social a quase cem crianças com TEA. Dentre estas crianças, duas foram diagnosticadas com a Síndrome de Asperger, que é semelhante ao autismo e, por isso, foi incorporada à sigla referente ao Autismo.

A Secretaria de Educação também comentou a respeito das técnicas desenvolvidas para melhorar e fortalecer os espaços de diversidade e igualdade. Segundo a Pasta, “os profissionais do NEE (psicólogas, assistentes sociais e educadores), desenvolvem para os professores e educadores pedagógicos formação e/ou capacitação, a fim de disponibilizar instrumentos metodológicos adequados que garantam a permanência e inclusão de criança com necessidade de atendimento especializado”.

De acordo com a OMS, em 2017, uma em cada 160 crianças no mundo nasceu com algum nível de TEA. No entanto, um levantamento feito pela CDC (Centro of Deseases Control And Prevention), órgão ligado ao Governo do Estados Unidos, estabeleceu que os números estejam entre um diagnóstico a cada 110 crianças. Ou seja, o Brasil, com 200 milhões de pessoas, teria pouco mais de 2 milhões de autistas.

TRÊS LAGOAS 

No próximo sábado (7), acontece a 2ª Caminhada pela Conscientização do Autismo. A concentração da caminhada será em frente ao Banco do Brasil (antigo HSBC), a partir das 8h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.