Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul têm até o dia 2 de dezembro, para solicitarem atendimento psicológico gratuito. Podem participar universitários da Cidade Universitária e dos Câmpus de Três Lagoas, Paranaíba, Chapadão do Sul, Aquidauana e do Pantanal, matriculados em cursos de graduação presenciais ou a distância, pós-graduação, especialização, mestrado, doutorado ou residências.
Depois que o formulário for preenchido, a equipe responsável pelos encontros entrará em contato para o agendamento dos atendimentos, sendo que as chamadas são organizadas por ordem de prioridade e disponibilidade dos profissionais.
Os atendimentos podem ser realizados presencialmente, ou, em caso em que os estudantes não residam no mesmo município do curso, on-line. Segundo Ana Lúcia Martins de Souza, secretária de Atenção à Saúde do Estudante da Proaes, “É previsto que o atendimento psicológico seja breve, não se configure como psicoterapia, atingindo em média três sessões de duração, com objetivo de escuta qualificada, acolhimento, orientação, aconselhamento e, sendo necessário, encaminhamento para serviços internos ou externos à instituição”.
Nos câmpus, os interessados na modalidade presencial, devem se dirigir a Unidade de Apoio para Assuntos Estudantis para mais informações.
Os atendimentos ofertados pela Universidade são parte dos serviços de prevenção e promoção de saúde mental, em casos de baixa e média complexidade, sendo conduzidos por equipes de psicólogos.
Para mais informações sobre serviços de saúde ofertados pela UFMS, para estudantes, servidores e comunidade externa, acesse o portal Saúde Mental.
