A partir desta sexta-feira (15), trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos nascidos nos meses de novembro e dezembro podem sacar a última parcela do abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base 2023.
O benefício, que pode chegar a um salário mínimo (R$ 1.518), estará disponível para saque até 29 de dezembro de 2025.
Para ter direito ao benefício, os trabalhadores precisam ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2023, ter recebido em média até dois salários mínimos no período, estar cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) até maio de 2024.
O valor do abono é calculado de forma proporcional ao tempo trabalhado. Quem trabalhou apenas um mês em 2023 receberá 1/12 do salário mínimo (R$ 127), enquanto os que trabalharam os doze meses terão direito ao valor integral de R$ 1.518.
Os trabalhadores da iniciativa privada (PIS) recebem o benefício através da Caixa Econômica Federal, com crédito automático para correntistas. Os não correntistas podem acessar o valor através da poupança social digital no aplicativo Caixa Tem. Já os servidores públicos (Pasep) recebem pelo Banco do Brasil, com crédito automático para clientes ou saque em agências para os demais beneficiários.
A consulta sobre valores e datas de pagamento pode ser feita através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, portal Gov.br, telefone 158 ou presencialmente em agências do Ministério do Trabalho. É importante ressaltar que os valores não sacados até 29 de dezembro de 2025 serão devolvidos aos cofres públicos, mas poderão ser reivindicados em até cinco anos.
Estima-se que cerca de 25,8 milhões de brasileiros tenham direito ao benefício nesta última fase de pagamentos do abono salarial 2025. O PIS é destinado a trabalhadores da iniciativa privada, enquanto o Pasep beneficia servidores públicos.
