Policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam, na manhã desta sexta-feira (6), dois veículos carregados com uma carga milionária de drogas. Na ação, um homem de 26 anos foi preso e um adolescente de 17 anos foi apreendido.
Durante uma fiscalização na rodovia MS-289, os policiais deram ordem de parada a três veículos que seguiam em comboio em alta velocidade, sentido Amambai. Os condutores desobedeceram a ordem e aceleraram, mas dois dos veículos foram alcançados e interceptados alguns quilômetros à frente. O condutor de um sedan prata conseguiu fugir e, segundo os detidos, era o responsável por informar sobre a presença policial na rodovia.
O adolescente de 17 anos conduzia um Citroen C3, enquanto o homem de 26 anos estava no comando de um GM Onix. Ambos afirmaram que foram contratados para transportar a droga de Coronel Sapucaia até o Estado de São Paulo. Foram apreendidos 1.187 quilos de maconha, 1,8 quilo de haxixe e 19 quilos de skunk.
A verificação dos veículos revelou que o GM Onix havia sido furtado em Mococa (SP) em 10 de abril de 2023, e o Citroen C3 em Rio Claro (SP) em 13 de janeiro de 2024. A ocorrência foi registrada e entregue à Delegacia da Polícia Civil em Amambai, e o prejuízo estimado ao crime é de R$ 2,79 milhões.
A operação faz parte do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em conjunto com a Operação Ágata Fronteira Oeste, do Exército Brasileiro.
