AO VIVO
Turismo

Passageiro que causar confusão em avião pode ficar um ano sem voar

Nova regra da Anac prevê suspensão de até 12 meses e multa para casos graves de indisciplina em voos.

Anac - Redação - Hojemais - Três Lagoas 
14/09/26 às 14h37
(Foto: Passageiro que causar tumulto dentro de aeronave poder ser preso, pagar multa e ficar proibido de voar durante um nao - Imagem: Divulgação)

Passageiros que cometerem atos graves de indisciplina dentro de aviões poderão ficar até um ano impedidos de utilizar o transporte aéreo . As novas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) entraram em vigor nesta segunda-feira (14) e estabelecem punições para comportamentos que coloquem em risco a segurança, a ordem ou a integridade de passageiros e tripulantes.

A Resolução nº 800 prevê diferentes níveis de gravidade. Entre as infrações consideradas graves estão agressões físicas contra passageiros ou funcionários, fumar dentro da aeronave, ameaçar integrantes da tripulação e fazer falsa comunicação sobre presença de bombas ou armas . Nesses casos, o contrato de transporte pode ser encerrado e o passageiro também fica sujeito a multa.

Já determinadas condutas classificadas como gravíssimas podem resultar na suspensão do direito de voar por seis ou 12 meses . Entre elas estão agressões físicas contra membros da tripulação, tentativa de acesso não autorizado à cabine de comando, manipulação de armas ou explosivos e tentativa ilegal de assumir o controle da aeronave.

Durante a suspensão, as companhias aéreas deverão adotar medidas para impedir que o passageiro compre passagens, realize check-in ou embarque. As empresas também compartilharão os dados dos viajantes incluídos na lista de suspensão. O passageiro terá direito à ampla defesa.

Além da proibição de voar, atos classificados como graves ou gravíssimos poderão resultar em multa com valor-base de R$ 17,5 mil , após processo administrativo conduzido pela Anac. Dependendo da ocorrência, o passageiro ainda poderá responder nas esferas civil e criminal.

A suspensão deve ser aplicada imediatamente ou em até cinco dias após a ocorrência. Segundo a Anac, a nova regulamentação busca reforçar a segurança e estabelecer procedimentos claros para lidar com passageiros indisciplinados no transporte aéreo brasileiro.

 

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM TURISMO
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WÉSLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.