As tentativas de salvar a vida de uma menina de 1 ano e 10 meses mobilizaram o Corpo de Bombeiros na tarde desta quarta-feira (1º), após ela se afogar em um tanque de peixes em uma fazenda na zona rural de Chapadão do Sul. Apesar dos esforços das equipes de resgate e dos profissionais de saúde, a criança não resistiu.
O caso aconteceu em uma propriedade rural localizada a cerca de 40 quilômetros do município, nas proximidades do Assentamento Aroeira. Conforme as primeiras informações, a vítima era filha de um funcionário da fazenda e teria entrado sozinha na área do tanque de peixes durante um momento de descuido dos pais.
Enquanto os bombeiros seguiam para o local, o rádio-operador da corporação orientou os adultos presentes, por meio de uma chamada de vídeo, a iniciarem as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP).
Como a fazenda fica distante da cidade, a criança foi levada em um veículo particular para reduzir o tempo de atendimento. No caminho, o automóvel encontrou a Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros, que deu continuidade às manobras de reanimação e utilizou um Desfibrilador Externo Automático (DEA), realizando diversos ciclos de choque conforme o protocolo.
A menina foi encaminhada ao Hospital Municipal de Chapadão do Sul, onde recebeu atendimento da equipe médica. No entanto, mesmo após todas as tentativas de reverter o quadro, o óbito foi confirmado.
A morte da criança provocou grande comoção entre familiares, amigos e moradores da região. A fatalidade também serve de alerta para a importância da supervisão constante de crianças em ambientes com piscinas, tanques, represas, açudes e outros locais que apresentam risco de afogamento.
