Na tarde de segunda-feira (15), durante a Operação Fronteiras e Divisas Integradas I, uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Naviraí realizou uma barreira terrestre no Posto Fiscal Foz do Amambai, com o objetivo de combater crimes transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas e armas, entre outros.
Por volta das 18h, os policiais abordaram um ônibus interestadual com destino a Curitiba-PR. Durante a inspeção no interior do veículo, os policiais encontraram um pacote retangular escondido sob os pés de um dos passageiros, que tentou ocultá-lo com uma coberta. Ao abrir o pacote, constatou-se a presença de uma substância semelhante à maconha.
Ao ser questionado sobre a droga, o suspeito afirmou ser o proprietário da coberta que estava cobrindo o pacote, mas negou ser o dono da droga. No entanto, como não havia nenhum passageiro próximo ao suspeito e seus pertences estavam junto com a maconha, ele foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Naviraí. A quantidade de droga apreendida foi de 800 gramas de maconha.
