Apesar dos esforços da Polícia Militar Ambiental (PMA) em realizar atividades educativas para os motoristas e trabalhos nas escolas do Estado, muitos animais continuam sendo vítimas de atropelamentos nas rodovias, incluindo predadores de topo de cadeia alimentar. Neste sábado (29), a PMA recolheu a terceira onça-pintada atropelada na BR-262 este ano, sendo duas somente neste mês.
Por volta das 9h00, uma equipe da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) parou no Pelotão da PMA de Miranda (MS), localizado na BR-262, e entregou mais uma onça-pintada (Panthera onca) vítima de atropelamento.
Ela foi recolhida a cerca de 30 km do Buraco das Piranhas, como o local é conhecido. Desta vez, a vítima de atropelamento foi uma fêmea, que ocorreu provavelmente durante à noite de sexta-feira (28).
Nos últimos dois casos, os atropelamentos foram com machos, um de 105 e 108 kg respectivamente. Uma foi recolhida no dia 27 de janeiro deste ano e a outra no dia 21 deste mês, ou seja, há oito dias.
Como todos os animais recolhidos, o bicho será taxidermizado (empalhado) para uso em Educação Ambiental em uma das oficinas temáticas que são utilizadas pela PMA.
