Bruzadin Odontologia

Atenção! Cárie é doença e não um problema normal

Quando não tratada a doença pode evoluir, pendendo até mesmo para a quebra ou perda total do dente.

Julia Rafaela  - Hojemais Três Lagoas 
10/12/19 às 10h12

Encarar a cárie como um problema normal não é o correto, isso porque quando não tratada a doença pode evoluir, pendendo até mesmo para a quebra ou perda total do dente. Segundo o Ministério da Saúde, desde a implantação do Programa Brasil Sorridente criado em 2004, a incidência no número de cáries caiu gradativamente, apesar deste ser o principal problema de saúde bucal no país houve uma redução de 25% no número de dentes atacados pela doença entre o ano de 2003 e 2010. 

Mas você sabe o que é a cárie, como ela surge, quais são os sintomas e consequências? Bom, se a resposta foi negativa não se preocupe, continue a leitura que nós vamos falar sobre isso e muito mais! 

O que é a cárie?

Essa condição ocorre quando as bactérias presentes na boca se desenvolvem, atingindo pouco a pouco a camada dentária, causando estragos nos dentes.

Como surge a cárie?

A doença pode ser definida como um problema comportamental, isso porque ela se desenvolve a partir do hábito individual de cada um, estando relacionado a alimentação e a falta de higiene bucal. Quando fazemos a ingestão de um alimento, as bactérias presentes em nossa boca consomem o açúcar do alimento e o transformam em ácido, tirando mineral do dente. Quando o processo não é contido é possível surgir manchas brancas no dente que podem evoluir para cáries.

Conhecendo as principais sintomas da cárie

Um dos primeiros sintomas é o aparecimento de pequenas manchinhas brancas e foscas nos dentes, quando não tratada a tempo essa mancha passa a ficar mais escura, atingindo uma tonalidade marrom, formando cavidades nos dentes, esses pequenos buracos podem causar sensibilidade, dor e muito desconforto 

A cárie pode trazer sérias consequências

Quando a cárie começa a evoluir, ela pode atingir uma camada chamada dentina, presente atrás de esmalte do dente, sendo altamente inervada. Se ela não for tratada as dores irão se intensificar, podendo causar um possível inflamação e nos piores casos ao abscesso, que é quando a bactéria invade a circulação e atinge o organismo. Além disso, a doença causa um problemas estético é claro e dificulta a mastigação e até a fala, devido incómodo causado. 

Prevenção é o melhor contra a cárie

Não existe segredo para cuidar da saúde bucal, basta apenas ficar de olho e se policiar em seu hábitos, ou seja, escove os dentes ao acordar, após as principais refeições e antes de dormir. Fazer o uso do fio dental é imprescindível, pois ele irá eliminar aquelas sujeirinhas que não saem com a escova. 

Diminuir alimentos muito açucarados também pode ser uma boa, não é necessário eliminá-lo de sua alimentação, basta apenas consumir com menos frequência. 

Agora uma dica que poucos sabem, beba bastante água, além de hidratar ela irá equilibrar o pH e estimular a produção de saliva, com isso acidez bucal tende a sofrer uma redução, prevenindo o aparecimento das cáries.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E por fim e não menos importante, faça consultas periódicas com um dentista de sua confiança. Além da limpeza mais profunda realizada pelo profissional o mesmo também poderá identificar logo no início o aparecimento de algo fora do comum, tratando logo de imediato a fim de evitar um possível evolução e problemas futuros. 

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre saúde bucal? Então siga a Bruzadin Odontologia nas redes sociais e aproveite também para marcar a sua avaliação! 

A Bruzadin Odontologia começou devido a necessidade de expandir novos horizontes. Observando esse cenário e pensando na facilidade e bem estar, foi decidido montar uma equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais especialistas nas áreas de estética odontológica, endodontia, odontopediatria, ortodontia, cirurgia bucomaxilofacial, extração de terceiros molares, enxertos ósseos, cirurgia oral menor, harmonização orofacial.

Além disso, todo o espaço remete conforto e muita modernidade, com equipamentos odontológicos de última geração, priorizando a facilidade e a qualidade durante os procedimentos.

 MAIS DE BRUZADIN ODONTOLOGIA
VEJA TODAS DE BRUZADIN ODONTOLOGIA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.