Bruzadin Odontologia

Porque a remoção do cálculo dental (tártaro) é de extrema importância? Confira!

Seus dentes estão com uma placa amarelada e endurecida? Pode ser tártaro! Entenda mais sobre esse problema bucal e suas consequências.

Julia Rafaela  - Hojemais Três Lagoas 
13/12/19 às 10h36

Quando falamos em doenças que podem acometer a nossa saúde bucal é comum lembrarmos da cárie, da gengivite e do tártaro é claro, isso porque esses três problemas são os mais recorrentes. Mas hoje a ideia é dar enfoque ao tártaro, afinal você sabe identificar e evitar esse problema? Se a resposta foi negativa, não se preocupe, continue a leitura que nós vamos lhe explicar. 

O tártaro se forma através do acúmulo de bactérias, sendo um problema que afeta não só a saúde dos dentes e da gengiva, mas a estética também, isso porque quando não retirada ainda no início ela tende a formar uma placa amarelada ou esbranquiçada sobre os dentes, interferindo em seu sorriso. 

O quadro se desenvolve em decorrência da má higienização bucal e quando entra em estado avançado é necessário a ajuda de um especialista de sua confiança para a remoção, a fim de que outras patologias não se forme a partir do tártaro. 

Como saber se tenho tártaro?

Segundo os especialista da Clínica Bruzadin Odontologia, existem dois tipos de tártaro, o supragengival que é aquele que fica visível aos olhos do paciente, ou seja, ele se desenvolve na parte aparente do dente, apresentando uma coloração amarelada ou branca. 

Já o tártaro subgengival é aquele que se forma na porção abaixo da gengiva, impossibilitando a identificação a olho nu. Além disso, o subgengival apresenta uma coloração distinta, pendendo para uma cor mais escura e esverdeada. 

Sendo assim, o diagnóstico e a remoção só pode ser realizada por meio de um dentista. 

Porque a remoção do tártaro é tão importante? 

A presença do tártaro na gengiva e nos dentes pode gerar diversas consequências, assim como o desenvolvimento de outras doenças, como a própria gengivite e a cárie, e isso é um fato, até porque o tártaro como já dito nada mais é do que o acúmulo de bactérias, que quando não retiradas permanecem a se proliferar e se alimentar dos micro-organismos presentes na cavidade oral. Portanto a identificação e a remoção imediata é de extrema importância, a fim de que um problema pequeno não tome grandes proporções, que podem acarretar na perda dentária. Vale ressaltar que essas placas bacterianas também podem gerar um mau hálito.

Como evitar a formação do tártaro?

Não existe muito segredo para o não desenvolvimento do problema, muito pelo contrário, a prevenção é simples e se baseia na higienização correta dos dentes, utilizando as “famosas” pastas de dentes e o fio dental. Enxaguante bucal também pode ser um grande aliado, que proporciona refrescância e protege sua boca de vários micro-organismos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre saúde bucal? Então siga a Bruzadin Odontologia nas redes sociais e aproveite também para marcar a sua avaliação! 

A Bruzadin Odontologia começou devido a necessidade de expandir novos horizontes. Observando esse cenário e pensando na facilidade e bem estar, foi decidido montar uma equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais especialistas nas áreas de estética odontológica, endodontia, odontopediatria, ortodontia, cirurgia bucomaxilofacial, extração de terceiros molares, enxertos ósseos, cirurgia oral menor, harmonização orofacial.

Além disso, todo o espaço remete conforto e muita modernidade, com equipamentos odontológicos de última geração, priorizando a facilidade e a qualidade durante os procedimentos.

 MAIS DE BRUZADIN ODONTOLOGIA
VEJA TODAS DE BRUZADIN ODONTOLOGIA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.