Bruzadin Odontologia

Uso da cúrcuma, bicarbonato e carvão para a escovação podem prejudicar a saúde bucal

Muitas pessoas sonham com o famoso “sorriso colgate”, ou seja dentes alinhados e extremamente brancos, e para alcançar o resultado desejado acabam por colocar em prática as centenas de receitas caseiras que surgem nas redes sociais.

Julia Rafaela  - Hojemais Três Lagoas 
31/01/20 às 16h30

Muitas pessoas sonham com o famoso “sorriso colgate”, ou seja dentes alinhados e extremamente brancos, e para alcançar o resultado desejado acabam por colocar em prática as centenas de receitas caseiras que surgem nas redes sociais.  A questão é que nem sempre há uma garantia da eficácia desses produtos e algumas dessas estratégias ainda podem causar efeito reverso piorando a situação e prejudicando a sua saúde bucal. 

Pensando nisso, nós da Bruzadin Odontologia preparamos o blog de hoje para elucidar alguns mitos a respeito do uso do carvão, bicarbonato de sódio e cúrcuma para a limpeza dos dentes. Confira! 

Cúrcuma
Mais conhecida como açafrão, essa é uma especiaria utilizado para diversos fins, entre tempero, corante e até como remédio para o tratamento do fígado e da gastrite. Além de possuir propriedades de ação antibacteriana e antiinflamatória. 

Na internet é possível encontrar diversas receitas caseira com o produto. Segundo o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo não existe nenhum estudo que comprove a sua real eficácia para esse tipo de situação e na verdade a cúrcuma ainda pode manchar os dentes ao invés de deixá-los mais branco, devido à forte coloração amarelada. 

Carvão ativado
A receita caseira com carvão ativado é bem conhecida, inclusive muitos influencers e outros artistas usam de seus perfis na internet para propagar a ideia de que o produto contribui para a limpeza dentária, sendo associado ao creme dental durante a escovação.

A questão é: o carvão realmente pode deixar os dentes mais brancos devido sua composição e ainda elimina toda a placa bacteriana e as manchas causadas pelo consumo de alimentos com alto teor de pigmentação. No entanto o preço a se pagar pelo uso pode ser alto, isso porque o processo de limpeza é ativado por “abrasão”, ou seja, ele corrói todo esmalte do dente que fica mais exposto a sensibilidade e dependendo do caso ainda pode se agravar para uma infecção. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é bem conhecido na culinária (fermento), no entanto o uso dental é pouco indicado, isso porque ele funciona da mesma forma que o carvão, ou seja, passa a sensação de dentes mais brancos mas ao mesmo tempo corrói o esmalte, aumenta o pH da boca, a erosão ácida e a hipersensibilidade, comprometendo a forma e a estrutura da dentição.

Alguns dentistas até usam o jato de bicarbonato em pó no consultório visando a retirada de placas bacterianas, no entanto não é algo que é utilizado diariamente, até porque você não vai todos os dias ao dentista. Além disso nos consultórios a utilização é feita sob acompanhamento, fora dele descarte o uso. 

Portanto, evite cair nas falsas promessas veiculadas na internet, pois o barato pode sair caro. Além disso manter a limpeza dos dentes é muito mais fácil do que parece, basta utilizar creme dental, escova com cerdas macias e arredondadas, fio dental e antisséptico bucal. 

Vale ressaltar também a importância das consultas periódicas com um profissional dentista de sua confiança, pois só ele poderá indicar o melhor método de tratamento para a limpeza da dentição fora a que citamos acima. 

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre saúde bucal? Então siga a Bruzadin Odontologia nas redes sociais e aproveite também para marcar a sua avaliação.

A Bruzadin Odontologia começou devido a necessidade de expandir novos horizontes. Observando esse cenário e pensando na facilidade e bem estar, foi decidido montar uma equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais especialistas nas áreas de estética odontológica, endodontia, odontopediatria, ortodontia, cirurgia bucomaxilofacial, extração de terceiros molares, enxertos ósseos, cirurgia oral menor, harmonização orofacial.

Além disso, todo o espaço remete conforto e muita modernidade, com equipamentos odontológicos de última geração, priorizando a facilidade e a qualidade durante os procedimentos.

 MAIS DE BRUZADIN ODONTOLOGIA
VEJA TODAS DE BRUZADIN ODONTOLOGIA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.