Muitas pessoas sonham com o famoso “sorriso colgate”, ou seja dentes alinhados e extremamente brancos, e para alcançar o resultado desejado acabam por colocar em prática as centenas de receitas caseiras que surgem nas redes sociais. A questão é que nem sempre há uma garantia da eficácia desses produtos e algumas dessas estratégias ainda podem causar efeito reverso piorando a situação e prejudicando a sua saúde bucal.
Pensando nisso, nós da Bruzadin Odontologia preparamos o blog de hoje para elucidar alguns mitos a respeito do uso do carvão, bicarbonato de sódio e cúrcuma para a limpeza dos dentes. Confira!
Cúrcuma
Mais conhecida como açafrão, essa é uma especiaria utilizado para diversos fins, entre tempero, corante e até como remédio para o tratamento do fígado e da gastrite. Além de possuir propriedades de ação antibacteriana e antiinflamatória.
Na internet é possível encontrar diversas receitas caseira com o produto. Segundo o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo não existe nenhum estudo que comprove a sua real eficácia para esse tipo de situação e na verdade a cúrcuma ainda pode manchar os dentes ao invés de deixá-los mais branco, devido à forte coloração amarelada.
Carvão ativado
A receita caseira com carvão ativado é bem conhecida, inclusive muitos influencers e outros artistas usam de seus perfis na internet para propagar a ideia de que o produto contribui para a limpeza dentária, sendo associado ao creme dental durante a escovação.
A questão é: o carvão realmente pode deixar os dentes mais brancos devido sua composição e ainda elimina toda a placa bacteriana e as manchas causadas pelo consumo de alimentos com alto teor de pigmentação. No entanto o preço a se pagar pelo uso pode ser alto, isso porque o processo de limpeza é ativado por “abrasão”, ou seja, ele corrói todo esmalte do dente que fica mais exposto a sensibilidade e dependendo do caso ainda pode se agravar para uma infecção.
Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é bem conhecido na culinária (fermento), no entanto o uso dental é pouco indicado, isso porque ele funciona da mesma forma que o carvão, ou seja, passa a sensação de dentes mais brancos mas ao mesmo tempo corrói o esmalte, aumenta o pH da boca, a erosão ácida e a hipersensibilidade, comprometendo a forma e a estrutura da dentição.
Alguns dentistas até usam o jato de bicarbonato em pó no consultório visando a retirada de placas bacterianas, no entanto não é algo que é utilizado diariamente, até porque você não vai todos os dias ao dentista. Além disso nos consultórios a utilização é feita sob acompanhamento, fora dele descarte o uso.
Portanto, evite cair nas falsas promessas veiculadas na internet, pois o barato pode sair caro. Além disso manter a limpeza dos dentes é muito mais fácil do que parece, basta utilizar creme dental, escova com cerdas macias e arredondadas, fio dental e antisséptico bucal.
Vale ressaltar também a importância das consultas periódicas com um profissional dentista de sua confiança, pois só ele poderá indicar o melhor método de tratamento para a limpeza da dentição fora a que citamos acima.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre saúde bucal? Então siga a Bruzadin Odontologia nas redes sociais e aproveite também para marcar a sua avaliação.