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O desafio do equilibrado Volkswagen Taos Highline

Veículo é produzido na Argentina nas versões Comfortline, com preço a partir de R$ 176 mil, e Highline, topo de linha

Sérgio Dias - Especial para o Hojemais Araçatuba
24/03/22 às 21h00
(Foto: Divulgação)

Na infância ouvi algumas vezes algo como “não se deve mexer no vespeiro”, pois a chance de acontecer alguma coisa negativa era enorme. Trazendo para o segmento automotivo, como fazer frente para os Jeep Compass e Toyota Corolla Cross? A Volkswagen acredita que o Taos tem força para encarar esses dois, que lideram o mercado em 2022 – com cerca de 9.500 e 6.200 unidades, respectivamente – o Taos tem 1.600!

O Volkswagen Taos é produzido na Argentina nas versões Comfortline com preço a partir de R$ 176 mil e a Highline, topo que o Hojemais Araçatuba teve a oportunidade de conhecer e avaliar, com preço a partir de R$ 205 mil. Ambas são equipadas com motor 250 TSI com 150 cavalos de potência e câmbio automático de seis marchas.

O Taos Highline tem dimensões proporcionais, com distância entre os eixos longa e balanços dianteiro e traseiro curtos. Na dianteira, faróis full-LED com sistema IQ. Light, o mais moderno do segmento. Deles nasce o Daytime Running Light – DRL, filetes em LED que cortam a grade frontal e se fundem com o novo logo da marca.

Complementam o visual o capô vincado e bem horizontal, a frente extremamente vertical e o para-choque com acabamento em preto brilhante em formato de "X".

Na traseira as lanternas acompanham o grafismo dos faróis. O nome Taos vem fixado na base da tampa do porta-malas e, mais à direita, o emblema 250 TSI, uma referência ao torque de 250 Nm. As rodas são de liga leve de 18 polegadas, de série em todas as versões.

Espaçoso

(Foto: Divulgação)

Um dos destaques do Taos Highline é o seu espaço interno. O SUV da Volkswagen tem 4.461 mm de comprimento, 2.680 mm de entre-eixos, 1.626 mm de altura e 1.841 mm de largura. Com essas medidas, pessoas altas viajam com conforto no banco traseiro, sem enfrentar problemas com joelhos raspando no banco dianteiro ou cabeça encostando no teto.

O porta-malas do Taos Highline também é o maior quando comparado com os seus concorrentes diretos: 498 litros – o Jeep Compass tem 476 litros e o Toyota Corolla Cross tem 440 litros, por exemplo. Os bancos traseiros ainda podem ser rebatidos, ampliando significativamente a capacidade de carga e permitindo o transporte de objetos grandes.

Uma característica que chama a atenção na versão é o acabamento interno. Com a utilização de elementos nobres, como material soft touch e couro revestindo portas e painel frontal, bancos revestidos em couro sintético, o volante multifuncional com novo design e a sofisticada "Ilha digital", que envolve o motorista, formada pelo painel de instrumentos Active Info Display com uma tela de 10,25 polegadas e pela central de infotainment VW Play, que utiliza uma tela de 10,1" polegadas, de altíssima definição.

Além disso, o que faz do interior do Taos Highline algo totalmente original é o Ambient Light, sistema de luzes em LED que permite aos ocupantes escolher a cor da iluminação interna. São dez cores à disposição. Além de decorar o painel frontal e invadir as portas dianteiras, a tonalidade escolhida também se estende ao painel de instrumentos, garantindo uma perfeita harmonia e maior sensação de conforto na cabine.

Recursos high-tech

Uma das principais novidades é a Frenagem Autônoma de Emergência, conhecida pela sigla AEB (Autonomous Emergency Brake), que na versão traz ainda a função de detecção de pedestres. Por meio de radares frontais, o sistema, ao identificar o iminente risco de atropelamento, dispara um alerta sonoro e visual no painel de instrumentos, e inicia imediatamente a frenagem do veículo, com o objetivo de evitar a colisão, a uma velocidade de até 50 km/h.

Outro recurso high-tech presente é o ACC (Adaptive Cruise Control), ou Controle Adaptativo de Cruzeiro, com função Stop&Go, que faz o Volkswagen parar completamente de maneira automática, caso o veículo à frente pare, e o coloca em movimento quando o carro adiante volte a se mover, em um intervalo de até três segundos. Esta função proporciona muito conforto no anda-e-para dos congestionamentos das grandes cidades, por exemplo.

Frenagem automática pós-colisão (Post Collision Brake), alerta de fadiga, detecção de veículo no ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado com frenagem de emergência para manobras, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controles de tração (ASR) e estabilidade (ESC), auxílio de partida em rampa e XDS+ (sistema de bloqueio eletrônico do diferencial) completam a lista de recursos eletrônicos da versão.

O painel de instrumentos é 100% digital. A versão Highline traz de série o Active Info Display com tela de 10,25 polegadas e inteiramente configuráve

Dirigibilidade

Outros recursos são os shift paddles, de série em todas as versões, possibilitando uma condução mais esportiva, e o seletor de perfil de condução, que permite ao motorista, por meio da tela do VW Play, escolher entre quatro ‘personalidades’ do carro: ECO, Normal, Sport e Individual.

O Taos Highline tem suspensão independente nas quatro rodas, sendo tipo McPherson na dianteira e multilink, na traseira. Esse conceito confere ao Taos excelente dirigibilidade, com comportamento neutro e um perfeito compromisso entre conforto e segurança, a partir de um setup específico para rodar nas ruas e estradas brasileiras.

Entre os itens de série, destaque para o ar-condicionado Climatronic dual-zone com saídas de ar para os passageiros do banco traseiro, câmera de ré, carregador de smartphone por indução, direção elétrica, controlador automático de velocidade (Piloto Automático), sensores de chuva e crepuscular, sistema KESSY, volante multifuncional com shift paddle, central de infotainment VW Play, ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro) com função Stop&Go, AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) com detecção de pedestres, bancos dianteiros revestidos de couro sintético, bancos dianteiros com sistema de aquecimento, banco do motorista com ajustes elétricos e ajuste lombar, luzes em LED na grade frontal, faróis com tecnologia IQ. Light, Ambient Light, painel de instrumentos Active Info Display com tela de 10,25 polegadas, sistema de detecção de ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado e seleção de perfil de condução. Apenas o teto solar panorâmico é opcional para a versão Highline.

Estão à disposição as cores Preto Mystic, Branco Puro, Prata Pyrit e Cinza Indium, Azul Atlantic e Mohave Bege.

 

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