Com o tema "Responsabilidade para agir e conservar", a comemoração da 17ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo, em 18 de agosto, foi marcada por ações de solidariedade.
As 96 centrais de recebimento participantes promoveram a arrecadação e doação de alimentos, por meio de parcerias realizadas pelo Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e por associações de revendas com instituições locais.
No município de Araçatuba (SP), a central de recebimento gerenciada pelo instituto arrecadou 69 cestas básicas, entregues para o Lar da Velhice, Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Recicláveis de Araçatuba, Instituto de Cegos e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho.
Em todo o Brasil, a mobilização do Sistema Campo Limpo (programa de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas) resultou na arrecadação de mais 223 toneladas de alimentos.
Meta
"Atingimos a meta de superar as 155 toneladas doadas em 2020, refletindo a dedicação dos elos da cadeia agrícola para ajudar quem precisa nesse momento. As ações de solidariedade foram nossa forma de comemorar os bons resultados de destinação, que chegaram a quase 50 mil toneladas de embalagens corretamente destinadas em 2020", afirma João Cesar Rando, diretor-presidente do Inpev, entidade gestora do Sistema Campo Limpo.
O programa, que é referência mundial na destinação adequada de embalagens vazias de defensivos agrícolas, já encaminhou mais de 620 mil toneladas deste material para reciclagem (93%) e incineração (7%).
O evento oficial no dia 18 de agosto teve a inauguração da central de recebimento de Araçatuba (SP).