Opinião

Usos múltiplos da água 

"Na nossa região, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê é o órgão responsável em proteger as bacias, zelando pela preservação deste importante recurso natural para as presentes e futuras gerações"

Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada do Baixo Tietê*
30/04/22 às 08h00

A água ocupa aproximadamente 70% da superfície do nosso planeta. No entanto, de toda a água existente, apenas 3% dela é doce e pode ser utilizada para consumo — que é um dos tipos de usos da água. Estamos falando das águas superficiais e subterrâneas, presentes em rios, lagos e aquíferos, por exemplo.

O acesso, assim como o consumo de água, é muito variável ao redor do mundo. Além da disponibilidade local, o consumo médio desse recurso está associado ao nível de desenvolvimento do País e ao nível de renda da população. Todos nós estamos muito acostumados a consumir água e até mesmo falar da sua importância no nosso dia a dia, mas poucos sabem quais são seus usos múltiplos.

Ela é utilizada para o consumo humano, suprindo as necessidades da população para hidratação, preparo de alimentos, higiene pessoal e limpeza da habitação diariamente. Além dos usos domésticos, as cidades consomem água de diversas formas, como em combate a incêndios, sistemas de refrigeração e ar-condicionado, limpeza de veículos, de vias e de prédios, entre outros. 

No meio rural é usada na irrigação, bem como na indústria seu uso vai desde a incorporação da água nos produtos como matéria-prima, até a geração de energia, limpeza e resfriamento de equipamentos e instalações.

No Brasil, a água é a principal fonte de geração de energia. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no País advém de usinas hidrelétricas. No meio ambiente, as águas das chuvas permeiam os solos e abastecem lençóis freáticos e nascentes de rios. Na recreação, as práticas se resumem em esportes, pesca, lazer e turismo, além do transporte de diversos produtos pela hidrovia, tais como, cana-de-açúcar, soja, eucalipto e até gado.

Conhecer algumas curiosidades sobre a água e os tipos de utilização que podemos fazer com ela pode ser muito importante para um consumo consciente.

Na nossa região, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê é o órgão responsável em proteger as bacias, zelando pela preservação deste importante recurso natural para as presentes e futuras gerações. Preservar os recursos hídricos é preservar a nossa existência. E a água tem custo porque a vida não tem preço!

*Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada do Baixo Tietê 

** Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação.


Gostaria de ter artigos publicados no Hojemais Araçatuba? Entre em contato pelo e-mail redacao@ata.hojemais.com.br 

LEIA TAMBÉM
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM OPINIÃO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.