AO VIVO
Cotidiano

Dia Nacional dos Profissionais da Educação reforça trabalho da categoria

“É preciso exaltar o trabalho dos professores que compõem toda base educacional”, diz professora

Da redação  - Hojemais Três Lagoas
07/08/20 às 13h50
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
(Reprodução/Agência Educa Mais Brasil)

O Dia Nacional dos Profissionais da Educação é celebrado hoje (06) em todo o Brasil. Por isso, é preciso exaltar o trabalho dos professores que compõem toda a base educacional das instituições de ensino do país. Mas engana-se quem pensa que o trabalho dos profissionais de educação acaba quando as aulas terminam. Outro mito também é de que a categoria é feita apenas pelos professores

A professora de redação Carol Silveira atua há 12 anos no universo educacional e destaca: “Quando a gente entende a importância do profissional de educação, é preciso dizer que não é só o professor. Ele está na ponta do iceberg, mas existe todo um corpo docente que vai além da questão didática. Esse corpo técnico é muito importante. É preciso valorizar toda a equipe, pois sem ela a educação não se faz”.

O isolamento social imposto pela pandemia pegou muita gente de surpresa, afetando rotinas e perspectivas de trabalho. Não foi diferente para os profissionais da educação, que precisaram se adaptar ao que muitos, ainda, tinham certa resistência: o ambiente virtual, que impactou diretamente em um dos principais pontos do desenvolvimento educacional que é a socialização desenvolvida entre os estudantes durante as aulas presenciais, “olho no olho”, e com os professores.

Tecnologia como aliada dos profissionais

A sala dos professores, fechada nos estabelecimentos de ensino por conta da pandemia, ganhou um espaço sem fronteiras no democrático ambiente virtual. “É lá onde se encontram, nos intervalos, diretores, coordenadores, professores, estagiários. Todo mundo no mesmo ambiente para conversar, debater, trocar experiências e compartilhar vivências”, explica Carol. 

Além de lidar com as principais demandas da categoria, os profissionais de educação também estão tendo que reinventar os processos de ensino, agregando o lado positivo das ferramentas educacionais digitais. Iniciativas do Educa Mais Brasil , programa de incentivo estudantil, por exemplo, se apresentam como aliadas nesse processo.

A plataforma Sala dos Professores, lançada recentemente pelo Educa Mias Brasil, conta com um perfil no Instagram, o @saladosprofessores_oficial . “Estamos criando um espaço místico e colaborativo a favor da educação”, define a professora Carol, que está à frente do projeto que nasceu com a proposta de ser um ambiente fértil para troca de ideias e experiências que contribuam para a formação continuada dos professores, e também de todos os profissionais da educação. 

“Nasceu para ser uma sala de conhecimento compartilhado. É uma transposição da sala dos professores presencial para o ambiente virtual, para que a gente possa trocar experiências, socializar, compartilhar dicas”, conclui a professora estendendo o convite a quem se interessa pela temática da educação.


Fonte: Agência Educa Mais Brasil

(Reprodução/Agência Educa Mais Brasil)
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2024 - Grupo Agitta de Comunicação.