Foi confirmado nesta quinta-feira, 7 de maio, por uma autoridade do ministério da Saúde que o japão autorizou a utilização do remdesivir para tratar pacientes infectados com a Covid-19. O remédio não está à venda.
O antiviral foi utilizado primeiramente nos Estados Unidos, o Japão é o segundo país a fazer uso do medicamento.
No Japão, os procedimentos de autorização para um novo medicamento geralmente são longos, mas devido a falta de soluções terapêuticas validadas, o governo decidiu fazê-lo rapidamente.
Na sexta-feira passada, este medicamento obteve uma autorização de emergência semelhante da agência americana de medicamentos (FDA), com base em um ensaio clínico positivo nos Estados Unidos.
O medicamento feito pela companhia biofarmacêutica Gilead Sciences, foi inicialmente desenvolvido para tratar pacientes com febre hemorrágica ebola, mas nunca havia sido aprovado para nenhuma doença antes da Covid-19.
Esta é a primeira terapia a demonstrar alguma eficácia contra a Covid-19 em um ensaio clínico significativo, com mais de mil pacientes.
As pessoas hospitalizadas com o vírus e tratados com esse medicamento reduziram o seu tempo de recuperação em 4 dias, de 15 para 11, de acordo com os resultados do estudo americano.
*Com informações do G1