As inscrições para o Vestibular 2026 e o PASSE (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) se encerram nesta quarta-feira (12). Os candidatos devem realizar o cadastro exclusivamente pelo portal da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), responsável pela aplicação das provas. A taxa de inscrição, no valor de R$ 100, poderá ser paga até quinta-feira (13).
As provas serão realizadas nos dias 7 e 14 de dezembro, das 8h às 13h (horário de Mato Grosso do Sul). O processo seletivo oferece vagas em cursos presenciais e a distância, com a opção de realizar o exame de forma presencial ou on-line. A aprovação será válida exclusivamente para ingresso no ano letivo de 2026.
Entre as principais novidades deste ano estão três novos cursos de graduação: Relações Internacionais, pela Escola de Administração e Negócios; Inteligência Artificial, pela Faculdade de Computação; e Licenciatura em Ciências Sociais, pela Faculdade de Ciências Humanas.
As provas presenciais serão aplicadas em 11 cidades do Estado: Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Já a modalidade digital é voltada a candidatos que optarem por realizar o exame em casa, desde que possuam computador com câmera ligada durante todo o processo.
Candidatos que não tenham o equipamento necessário poderão solicitar atendimento especial para realizar a prova escrita em um dos polos presenciais. Além disso, entre 1º e 4 de dezembro, será oferecido um treinamento on-line para familiarização com a plataforma digital.
O Vestibular UFMS é direcionado a estudantes que já concluíram ou concluirão o ensino médio até a data da matrícula. A seleção é composta por uma única fase, com prova objetiva e redação. O processo também reserva vagas para candidatos de escolas públicas, pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Há ainda a possibilidade de participação como treineiro.
Já o PASSE UFMS é voltado a alunos que ainda estão cursando o ensino médio e desejam ingressar na universidade de forma gradual, com avaliações anuais que determinam a classificação final ao término do ciclo.
O edital completo, o Manual do Candidato e o livro digital “O texto dissertativo-argumentativo: construções e articulações” , com orientações sobre a redação, estão disponíveis na página do Ingresso UFMS. A lista preliminar de inscritos será divulgada no dia 18 de novembro, e o resultado final sairá em 16 de janeiro de 2026.
