Cotidiano

Farmacêutico Lucas Gazarini explica medimento usado nos casos de coronavírus

O nome do medicamento pe dexametasona, ela já é um medicamento que está no mercado a bastante tempo e funciona como antiinflamatório e imunossupressor

Beatriz Benedeti - Hojemais Três Lagoas
27/06/20 às 15h00
(Reprodução)

Nesta quinta-feira, 15 de junho, a jornalista Beatriz Benedeti entrevistou o Farmacêutico com Doutorado em farmacologia, Lucas Gazarini. Ele trabalha como professor na UFMS, e tirou algumas dúvidas sobre um medicamento que está sendo usado nos casos graves de coronavírus.

O nome do medicamento pe dexametasona, ela já é um medicamento que está no mercado a bastante tempo e funciona como antiinflamatório e imunossupressor. Lucas explicou que ela mimetiza a ação de alguns hormônios que produzimos pelo nosso organismo, por isso utilizamos como medicamento.

Antes de ser utilizada nos casos da Covid-19, ela era usada para tratar de doenças auto imune, como artrite, artrose, alguns tipos de leucemia, algumas condições de deficiência hormonal, algumas condições alérgicas e para controle de resposta inflamatória, como em doenças pulmonares.

“ A dexametasona não age contra o vírus propriamente dito, o que ela faz é combater a resposta inflamatória que é consequência da infecção pelo vírus, então ela não tem efeito antiviral”, explicou Gazarini 

Ele ainda destaca que, as pessoas que evoluem para o estado grave, acabam desenvolvendo um estado hiper inflamatório, ou seja, tem uma resposta inflamatória exagerada no organismo e é isso que causa as principais complicações. 

“A ideia da dexametasona como antiinflamatório e imunossupressor, é evitar as consequências, reduzindo então a severidade dos sintomas, ela não vai impedir que o vírus infecte uma pessoa, ou não vai fazer com que ele pare de se reproduzir, mas ela consegue controlar as consequências disso”, explicou Lucas.

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.