O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu as inscrições para o processo seletivo da especialização gratuita em Ensino de Ciências e Matemática. O curso será presencial, ofertado no campus de Campo Grande, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2026.
Estão sendo oferecidas 50 vagas destinadas a candidatos que possuam diploma de nível superior, seja de licenciatura ou bacharelado, nas áreas de Ciências (Química, Física ou Biologia), Matemática ou Pedagogia. O edital estabelece prioridade para profissionais licenciados que atuam na educação básica.
Do total de vagas, 20% são reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI) e 5% para pessoas com deficiência (PcD). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 25 de janeiro, exclusivamente pela Página do Candidato, disponível na Central de Seleção do IFMS.
Durante o preenchimento do formulário eletrônico, o candidato deverá indicar a categoria de prioridade, quando houver, e anexar a documentação exigida no edital, como diploma de graduação e comprovante de atuação docente, se aplicável. Após a conclusão da inscrição, o sistema emitirá um número de protocolo, que deverá ser guardado para acompanhamento das próximas etapas do processo seletivo.
A seleção será realizada em duas fases: análise da documentação enviada e sorteio eletrônico, conforme o cronograma estabelecido no edital. A especialização terá carga horária total de 360 horas, além de 40 horas destinadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com duração estimada entre 18 e 24 meses. As aulas acontecerão às terças e quintas-feiras, das 18h50 às 22h, no campus do IFMS localizado na Rua Taquari, nº 831, no bairro Santo Antônio.
