Cotidiano

Onda de calor irá diminuir durante o feriado 

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima manteve a expectativa de retorno da chuva em forma de pancadas isoladas a partir de domingo (11)

Da redação - Hojemais Três Lagoas
07/10/20 às 15h02
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
(Reprodução)

Há vários dias, o Mato Grosso do Sul está registrando recordes históricos de calor.  Essa intensa onda de calor que atua no Brasil desde o início da primavera é a causa das temperaturas acima dos 40°C, pois ela impede a formação de nuvens.

Embora a chuva fosse esperada apenas para o final da semana, ontem (6) o estado teve pancadas isoladas de chuva rápida em algumas áreas, como na Capital. De acordo com o meteorologista Nathálio Abraão a chuva foi ocasionada pela melhora nos índices de umidade relativa do ar que deram condições para a formação de nuvens.

Apesar desse evento, o indicativo é que o tempo continue abafado e quente, pelo menos até este sábado (10), quando é apontado uma pequena queda nas temperaturas. Durante o feriado estadual da divisão do Estado (11) e nacional de Nossa Senhora Aparecida (12) mudanças são esperadas pela climatologia. 

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima manteve a expectativa de retorno da chuva em forma de pancadas isoladas a partir de domingo (11). Chuvas generalizadas podem acontecer entre a próxima terça-feira (13) e quarta-feira (14), podendo pôr fim a este último período de estiagem que ocorre desde 22 de setembro. O volume para o período ainda será baixo com acumulado de 20 milímetros.

A partir das chuvas, as temperaturas devem cair ligeiramente, voltando a normalidade esperada do mês entre 18°C a 35°C em todas as regiões do Estado. 

Na segunda quinzena do mês as chuvas podem ocorrer de forma mais espalhada a partir do dia 22 de outubro com acumulado de até 20 milímetros. Antes disso, elas devem se concentrar nos setores norte e bolsão associado a corredores de umidade contribuindo com acumulado de até 30 milímetros, conforme estimativa do Cemtec que sugere acompanhamento de tendências.  

(*) Governo do Estado

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.