Cotidiano

Três Lagoas registra 70 novos casos de coronavírus nesta quarta-feira (12)

Nesta quinta-feira, 13 de agosto, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à COVID-19 irá se reunir para definir as novas medidas que serão tomadas diante do número atual de infectados pelo vírus

Da redação - Hojemais Três Lagoas
12/08/20 às 21h03
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
(Reprodução)

Por meio do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Prefeitura de Três Lagoas divulgou o Boletim Epidemiológico COVID-19 desta segunda-feira (11).

Foram registrados 70 novos casos positivos para COVID-19, já que agora o novo formato engloba também casos notificados anteriormente no Boletim Federal (leia a nota da Prefeitura na íntegra abaixo).

Nesta quinta-feira, 13 de agosto, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à COVID-19 irá se reunir para definir as novas medidas que serão tomadas diante do número atual de infectados pelo vírus.

No hospital estão 09 pessoas, 02 confirmados em UTI pública, 01 em UTI privada e 01 em enfermaria privada. Entre os suspeitos, 05 estão em enfermaria pública.

Portanto, Três lagoas chegou a 7000 notificações, destes, 880 foram confirmados e 6120 deram negativo. Outros 550 já se recuperaram da doença e 19 foram a óbito, então, o número de casos ativos subiu para 311.

Mudança no formato do Boletim Epidemiológico

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) “o boletim vai ser atualizado conforme sistema nacional. Assim, a atualização trará uma diferença grande de dados referente não apenas aos novos casos do dia de hoje, mas também casos de qualquer lugar do país que por algum motivo estejam com endereço de Três Lagoas. Assim, um morador de Três Lagoas que esteja em outro Município de qualquer Unidade Federativa e faça o teste nesse Município, entrará automaticamente em nossos números até que haja investigação e, porventura seja retirado, caso entendido que a pessoa não reside aqui; outra situação possível é a de erros de colocação de dados, pessoas que não moram em Três Lagoas e porventura é colocado endereço daqui - posteriormente, deverão ser também retirados do boletim”, afirmou Angelina Zuque, secretária da pasta.

Ela também informou que “Havia ainda dados represados de entes externos que realizam exames para COVID-19 e ainda não os havia digitado no sistema nacional; foi solicitada inserção imediata, de forma que um certo número de casos represados foi prontamente identificado, apresentando-se nesse novo formato de boletim”.

Nota da prefeitura na íntegra  

A Prefeitura de Três Lagoas informa que o motivo da mudança no formato do Boletim Epidemiológico Diário para Coronavírus (Covid-19), emitido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Epidemiológica, com divulgação da Diretoria Municipal de Comunicação Social, a partir da data de 12 de agosto de 2020, se deve ao fato da necessidade de seguir a Secretaria de Estado de Saúde (SES), haja vista que esse órgão emite os dados do seu boletim por meio do e-SUS-VE, sistema que já era alimentado, inclusive por Três Lagoas, mas sofria com constantes instabilidades que agora foram corrigidas, além do Sivep Gripe. 

Até o momento, a Vigilância Epidemiológica de Três Lagoas, além de informar no E- SUS, monitorava e registrava os dados relacionados a Notificados, Positivos, Negativos, Em Investigação e Excluídos de forma manual, por meio do uso de planilhas específicas e independentes. No entanto, agora, serão utilizados dados exclusivamente informados por meio dessas duas plataformas. 

Isso, além de garantir que os dados do Boletim Epidemiológico para Covid-19 do Município de Três Lagoas sejam os mais próximos possíveis dos dados apresentados diariamente pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, também permitirá uma visão mais ampliada da extensão de infectados pela doença no país, uma vez que com o sistema integrado nacionalmente qualquer pessoas que seja diagnosticada com Covid-19 em outros estados e municípios e que alegue ser de Três Lagoas, automaticamente passa a ser monitorada pela Secretaria de Saúde do Município. 

Importante ressaltar que, devido a essa mudança no formato de notificação, duas situações serão percebidas. A primeira trata-se do aumento súbito de casos confirmados no boletim subsequente a esse novo formato, já que além dos casos que já seriam confirmados no dia da mudança, ainda ocorrerá o acréscimo de casos que já estavam notificados nesses dois sistemas e, consequentemente, no Boletim do Estado de Mato Grosso do Sul. 

A segunda situação é que, em alguns casos, poderá ser notada uma redução do número de casos Positivos no Boletim Epidemiológico do Município de Três Lagoas de um dia para o outro. Isso se deve ao fato de que, como os dois sistemas são integrados e nacionais, isso permite, como dito, que as Secretarias de Saúde de qualquer Município do Brasil lancem dados de um paciente positivo para Covid-19 como sendo de Três Lagoas, mesmo que não sejam, causando erros posteriormente resolvidos, com eventuais reduções do número de casos. 

Assim, após uma investigação de caso por caso realizada pela Vigilância Epidemiológica, alguns desses lançamentos podem ser contestados e, com isso, a correção é feita. O caso é, portanto, excluído do Boletim Epidemiológico da Cidade e passado para o Boletim Epidemiológico do Município em que realmente o paciente tem vínculo.

 

(*) Prefeitura de Três Lagoas

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.