Cotidiano

UFMS pode realizar testes para o novo coronavírus

Desse modo, os exames que forem coletados em Três Lagoas, poderão ser analisados no próprio município,  aumentando a capacidade de testagem e a rapidez nos resultados

Beatriz Benedeti - Hojemais Três Lagoas
30/06/20 às 14h01
(Reprodução)

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Três Lagoas, de forma unânime e em regime de urgência, o projeto de lei n° 48, de 29 de junho de 2020, nesta terça-feira (30). Ele permite que a prefeitura da cidade firme convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com a transferência de R$ 128 mil para adequações na estrutura de laboratórios para análise de exames do novo coronavírus.

Desse modo, os exames que forem coletados em Três Lagoas, poderão ser analisados no próprio município,  aumentando a capacidade de testagem e a rapidez nos resultados.

De acordo com o vereador Tonhão,  o campus de Três Lagoas conquistou recurso de cerca de R$ 1 milhão junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), para desenvolver análise dos testes, e após a aprovação, será necessário adequações no prédio, para que o trabalho possa ser feito mais rápido e com alta tecnologia, dando assim, suporte para os exames.

Os vereadores Luiz Akira e Realino destacaram a importância dessa aprovação, já que os testes coletados no município são encaminhados para o Laboratório Central (Lacen), na capital do estado. Utilizando o laboratorio da UFMS, os diagnósticos serão feitos com mais agilidade, ajudando também na prevenção da disseminação do novo coronavírus. Akira ainda lembrou que poderá haver redução de gastos com transporte.

Para fazer o convênio com a UFMS, a prefeitura teve que solicitar parecer do Ministério Público, pois convênios de repasse de verbas e doações estão proibidos, devido à pandemia. Porém, como se trata de convênio entre instituições públicas, houve o aval, relatou Tonhão.

(*) Prefeitura de Três Lagoas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.