Na última segunda-feira (7) o youtuber Bruno Aiub, conhecido como Monark, disse durante a apresentação de mais uma edição do Flow podcast que o nazismo deveria ter um partido reconhecido por lei.
Os entrevistados eram os políticos Tábata Amaral e Kim Kataguiri. Na terça (8), o escritor Adrilles Jorge fez um gesto semelhante a uma saudação nazista durante a sua participação no JP News, da Jovem Pan. A internet, é claro, reagiu e ambos foram demitidos de seus respectivos trabalhos.
A imagem foi tão negativa que o episódio do Flow foi retirado do ar em todas as plataformas. Entidades judaicas foram enfáticas e pediram retratação. Patrocinadores do podcast rescindiram seus contratos e entrevistados solicitaram que suas entrevistas fossem retiradas do ar.
O nazismo foi uma política de ditadura que governou a Alemanha entre os anos de 1933 e 1945. O movimento ficou conhecido pelos seus ideias de preconceito e hostilidade contra os judeus. Negros, comunistas e homossexuais também foram perseguidos.
A ideologia acreditava na superioridade de uma raça, a “ariana”, que era defendida pelo partido. Os nazistas consideravam que esta seria a mais pura da Europa, superior intelectual e fisicamente do que as demais.