AO VIVO
Educação

Brasil está entre os países que mais avançaram em educação nos últimos 20 anos, aponta Pisa

País ocupa a 7ª posição entre mais de 50 na evolução de leitura e matemática e a 8ª em ciências; avaliação foi divulgada nesta terça-feira (8) pela OCDE.

Da Redação
08/09/26 às 16h29
(Foto: Tiago Queiroz/Estadão)

O Brasil está entre os países que mais avançaram em desempenho educacional nas últimas duas décadas, segundo os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa 2025), divulgados nesta terça-feira (8) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Na comparação entre os resultados de 2006 e 2025, o país aparece na 7ª posição em leitura e matemática e na 8ª em ciências em uma lista com mais de 50 países e economias.

No Pisa 2025, o Brasil registrou 408 pontos em leitura, 377 em matemática e 409 em ciências.

Diferença para média da OCDE diminuiu

Os resultados também apontam uma redução da distância entre o desempenho dos estudantes brasileiros e a média dos países da OCDE.

Em leitura, a diferença caiu de 102 pontos, em 2006, para 58 pontos em 2025. Em matemática, passou de 131 para 92 pontos. Já em ciências, diminuiu de 113 para 77 pontos.

Nos últimos sete anos, período que inclui a pandemia de Covid-19, o desempenho brasileiro apresentou comportamentos diferentes entre as áreas. Em ciências, o resultado de 2025 ficou acima do registrado em 2018.

Em leitura e matemática, apesar das perdas observadas no período, a queda brasileira foi menor do que a registrada, em média, pelos países da OCDE.

A edição de 2025 envolveu aproximadamente 760 mil estudantes de 91 países e economias.

No Brasil, participaram 30.140 estudantes. Do total, 72,4% estavam matriculados na rede estadual, 96,9% frequentavam escolas localizadas em áreas urbanas e 78,1% estudavam em instituições do interior.

Além disso, 84,7% dos participantes estavam na primeira ou segunda série do ensino médio no período em que a avaliação foi aplicada. As provas foram realizadas no país entre abril e maio de 2025.

O que o Pisa avalia

O Pisa mede a capacidade dos estudantes de 15 anos de aplicar conhecimentos e habilidades em situações e problemas do cotidiano.

Em leitura, são avaliadas competências para compreender, utilizar, avaliar e refletir sobre textos.

Na matemática, o exame considera o raciocínio matemático e a capacidade de formular, empregar e interpretar conhecimentos para resolver problemas.

Já em ciências, a avaliação verifica a capacidade de participar de discussões fundamentadas sobre ciência, sustentabilidade e tecnologia, além de utilizar conhecimentos científicos para embasar decisões e ações.

No Brasil, a aplicação é coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Desempenho no mundo digital

O Pisa 2025 também trouxe um novo domínio chamado “Aprendizagem no Mundo Digital”, que contempla a resolução de problemas por meio de ferramentas computacionais e processos de aprendizagem autorregulada.

Neste primeiro volume de resultados, a OCDE apresentou os dados referentes à Resolução de Problemas por meio de Ferramentas Computacionais (RPFC)

Nessa avaliação, a média de referência dos países da OCDE foi estabelecida em 500 pontos. O Brasil registrou 406 pontos.

Entre os 19 países e economias selecionados para a comparação, a Coreia do Sul teve a maior média, com 538 pontos, enquanto o Paraguai registrou 352.

Os resultados sobre Processos de Aprendizagem Autorregulada serão divulgados pela OCDE em 2027.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM EDUCAÇÃO
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WÉSLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.