AO VIVO
Educação

Três Lagoas fica entre os 10 municípios com melhor educação de Mato Grosso do Sul

O índice reúne diferentes critérios, como a participação dos estudantes nas avaliações educacionais, os resultados de aprendizagem e outros indicadores da educação básica, permitindo uma análise mais ampla do desempenho das redes municipais.

Da Redação
07/07/26 às 15h55
(Foto: Arquivo)

Aral Moreira conquistou o primeiro lugar no Índice de Qualidade da Educação de Mato Grosso do Sul (IQE-MS), conforme resultado divulgado pela Secretaria de Estado de Educação (SED) no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (7). O levantamento considera o desempenho das redes municipais de ensino ao longo de 2025.

O IQE-MS é um indicador utilizado pelo Governo do Estado para avaliar a qualidade da educação nos municípios sul-mato-grossenses. O índice reúne diferentes critérios, como a participação dos estudantes nas avaliações educacionais, os resultados de aprendizagem e outros indicadores da educação básica, permitindo uma análise mais ampla do desempenho das redes municipais.

Além de Aral Moreira, os municípios de Figueirão, Aquidauana e Itaquiraí aparecem entre os primeiros colocados, segundo Campo Grande News. A diferença entre eles é pequena, mas suficiente para definir a classificação final.

Entre os dez melhores municípios do Estado também estão Taquarussu, Sonora, Três Lagoas, Água Clara, Laguna Carapã e Sete Quedas, evidenciando o bom desempenho de diferentes regiões de Mato Grosso do Sul.

O ranking mostra que municípios de menor porte conseguiram alcançar resultados superiores aos de cidades maiores, embora redes municipais de médio e grande porte também tenham se destacado, como Aquidauana e Três Lagoas.

Ainda conforme Campo Grande News, a Capital aparece na 55ª colocação, enquanto Corumbá ocupa o 46º lugar e Dourados ficou na 67ª posição.

De acordo com a SED, o IQE-MS não avalia apenas o desempenho em uma única prova, mas considera um conjunto de indicadores relacionados à qualidade da educação oferecida pelas redes municipais. Dessa forma, o índice busca retratar de forma mais completa a realidade educacional de cada município.

O resultado foi oficializado em edital assinado pelo secretário estadual de Educação, Hélio Queiroz Daher, que também apresenta os coeficientes utilizados no cálculo e a classificação completa dos municípios participantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM EDUCAÇÃO
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.