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Comandante Arruda explica como funciona o agendamento de exame do Covid-19

O Comandante do 5ºGBM concedeu uma entrevista ao Hojemais 

Emily Custódio - Hojemais Três Lagoas
24/05/20 às 10h05

O jornalista Albert Silva entrevistou o Comandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar de Três Lagoas (MS), Tenente Coronel Leandro Arruda, onde abordaram alguns temas sobre o trabalho da corporação nesse momento de pandemia.

Albert Silva - Comandante, o comportamento da população vem mudando nesses últimos dias: como está sendo o trabalho do Corpo de Bombeiro nesse momento?

Comandante Arruda – Realmente os últimos dias não tem sido fácil para ninguém. Mas em especial sobre o Corpo de Bombeiros, temos somado a cada dia mais e mais serviços.

Na primeira quinzena da quarentena tivemos um decréscimo muito grande de todo o tipo de ocorrência. Mas assim que passou a primeira quinzena começamos a retomar um pouco mais as atividades.

E agora está culminando também com a época de estiagem, então, começaram os incêndios florestais.

Também estamos trabalhando no apoio às Barreiras Sanitárias, coordenando juntamente com a Polícia Militar (PM), com a Departamento de Inspeção e Defesa Agropecuária de Mato Grosso do Sul (IAGRO), com a Secretária de Fazenda e como apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Há também o drive thru na Unidade do Corpo de Bombeiros de segunda a sábado, e a Barreira Sanitária que é ininterrupta - trabalhamos 24 horas. Desta forma estamos desde o começo da quarentena trabalhando incansavelmente e nossa demanda de serviço vem aumentado a cada dia.

Albert Silva - Falando especificamente das Barreiras Sanitárias, que é uma estratégia muito delicada: abordar o motorista e os com suspeita de Covid-19 encaminha-los para o Hospital ou para uma Unidade de Saúde. Em Três Lagoas, como está sendo realizada essa Barreira Sanitárias?

Comandante Arruda – Algo que devemos frisar sobre a Barreira Sanitária é que apesar de levar o nome de ‘Barreira’ o intuito nosso não é tirar o direito de ir e vir do cidadão. Então, de maneira alguma vamos impedir a entrada de qualquer pessoa no Estado.

Desta forma o nome mais adequado seria ‘Controle’ das pessoas que estão entrando, pois fazemos uma abordagem com orientação, distribuímos panfletos que tem orientações de prevenção para o Covid-19 e para a Dengue – que em nosso Estado tem matado até mais. Então, esses dois assuntos são importantes, dois assuntos de saúde pública que estão em voga e que estão atingindo a sociedade.

O trabalho é direcionado nesse sentido do Controle Sanitário, a gente afere a temperatura da pessoa e indaga se está com algum sintoma de gripe.

É uma abordagem rápida, mas que vemos que está surtindo efeito, tanto na sensação de segurança da população, como em muitos casos já observados na Barreira, onde houve o isolamento social. Muitas pessoas saíram da barreira e já marcaram o teste no drive thru, pois é um trabalho que vem surtindo efeito.

Os números mostram a diferença de contagem em Mato Grosso do Sul, lógico que temos uma população menor, mas esse controle tem somado.

Albert Silva – Sobre o drive thru – que é uma ideia muito criativa da Secretaria Estadual de Saúde – esse serviço tem procura?

Comandante Arruda – Sim, as pessoas têm procurado. Esse é um trabalho de parcerias: Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiro e Vigilância Sanitária.

E a ligação que é feita no 3311-6264 cai direto em Campo Grande em uma Central, onde há oficiais médicos do Corpo de Bombeiro realizando uma triagem, para que as pessoas que entram em contato realizem o exame. Nós realizados de 20 a 30 exames diários, de segunda à sábado.

Então, para marcar o exame é nesse número, não é diretamente na Cede do Corpo de Bombeiros nem no nosso telefone local.

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