O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) segue modernizando processos para oferecer mais facilidades para o cidadão. Agora os candidatos à primeira habilitação ou de cursos como reciclagem para condutores infratores, atualização para CNH e cursos especializados, poderão consultar online a prova teórica, o gabarito do exame, e pedir revisão das questões que porventura vierem a discordar.
A ferramenta, desenvolvida pela Gerência de Cursos e Capacitação (Gecap), Gerência de Exames de Habilitação (Gexa) e Diretoria de Tecnologia da Informação (Dirti), amplia a transparência do processo e traz mais agilidade nas devolutivas ao cidadão.
Se antes o antes, o candidato realizava o exame teórico-técnico e só ficava sabendo se foi aprovado ou não, agora tudo poderá ser feito online, processo que vai facilitar não apenas para o candidato, mas também o trabalho dos servidores.
"Essa mudança de procedimento permitirá ao candidato acesso não só ao resultado, mas também, às questões da prova realizada por ele e o respectivo gabarito. Com essas informações, o candidato saberá exatamente quais foram os seus acertos ou erros, tendo a opção de solicitar recurso, devendo fundamentá-lo por questões”, explica Emerson Tiogo, Gerente de Capacitação do Detran-MS.
A transparência dos processos também será ampliada. No formato anterior, o candidato, sem acesso à prova, preenchia um requerimento e precisava ir até a agência mais próxima para protocolar o pedido. Esse procedimento será substituído com a agilidade do novo sistema. No ano passado, foram protocolados 95 requerimentos. Já em 2024, foram 26 requerimentos até o mês de julho.
A nova ferramenta estará disponível a partir desta quarta-feira (14) no Portal de Serviços Meu Detran. Para acessar é necessário estar logado com CPF e senha. No menu "Habilitação", basta procurar Gabarito Prova/Exame Teórico.
