O inverno deste ano começou com poucos registros de chuva em Mato Grosso do Sul devido à atuação da massa de ar seco predominante nessa época. De acordo com dados das estações meteorológicas monitoradas pelo Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo e do Clima), o estado já registrou estiagem nos 45 municípios monitorados e Cassilândia, já é a cidade com o maior tempo de estiagem, com 60 dias sem chuva.
É considerado estiagem um período de dez dias consecutivos sem registro de chuva. Julho é o mês mais seco do ano e a estimativa de chuva média esperada no estado é de 36,4 milímetros.
Até a quarta-feira, 18, o município de Cassilândia batia recorde, seguido por Coxim com 56 dias de estiagem e Sidrolândia totalizando 38 dias sem registro de chuva.
A expectativa é que julho termine com acumulados muito abaixo da média histórica. Em comparação aos últimos quatro anos, o período de estiagem não apresentou alterações significativas, conforme banco de dados.
*midiamax