AO VIVO
Geral

Novos motoristas terão que fazer exame toxicológico para tirar CNH

A mudança afeta somente os novos condutores, que deverão realizar o exame em clínicas credenciadas pelos órgãos de trânsito.

Da Redação
02/06/25 às 08h46
(Foto: Divulgação/Agência Senado)

Quem for tirar a primeira habilitação para motos (categoria A) e carros (categoria B) terá que apresentar exame toxicológico com resultado negativo, com análise retrospectiva mínima de 90 dias. A nova regra faz parte do projeto de lei aprovado nesta semana pelo Congresso Nacional.

Atualmente, o exame toxicológico é exigido apenas para motoristas das categorias C, D e E, tanto na obtenção quanto na renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para esses condutores, nada muda, assim como para quem já possui a habilitação nas categorias A e B.

A mudança afeta somente os novos condutores, que deverão realizar o exame em clínicas credenciadas pelos órgãos de trânsito. O exame é capaz de detectar substâncias como anfetaminas, metanfetaminas, canabinoides (derivados da maconha), opiáceos (como morfina, heroína) e cocaína. O laudo tem validade de 90 dias, contados a partir da data da coleta da amostra.

Outras mudanças no Código de Trânsito

O projeto de lei também altera outros pontos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

Os recursos arrecadados com multas de trânsito poderão ser utilizados para garantir a gratuidade na formação de condutores de baixa renda, inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

A transferência de veículos poderá ser feita por plataforma eletrônica, com contrato de compra e venda validado por assinaturas digitais qualificadas ou avançadas.

O processo eletrônico poderá ser feito pelas plataformas dos Detrans estaduais ou da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Agora, o projeto segue para sanção presidencial e, se aprovado, entrará em vigor após publicação no Diário Oficial da União.

Com informações de Agência Brasil

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.