Quando ouvimos falar de parteira prontamente nossa mente nos leva às mulheres que vivem em lugares mais distantes, especialmente na zona rural, as parteiras de tradição.
As chamadas Parteiras Urbanas são enfermeiras obstetras ou obstetrizes, profissionais com formações distintas, mas com competência técnica e respaldo do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para atuar no parto de baixo risco, em hospitais, casas de parto ou em domicílio.
A enfermeira obstetra é uma profissional graduada em enfermagem com especialização em obstetrícia; Já a Obstetriz escolheu como graduação a obstetrícia, curso realizado pela Universidade de São Paulo (USP). Ambas têm a mesma autonomia, e estão aptas a acompanhar pré-natal e atender partos de baixo risco.
No caso do parto domiciliar, as parteiras urbanas possuem total autonomia no atendimento. Nos hospitais, sua autonomia varia de acordo com o protocolo adotado pela instituição. Nos hospitais públicos, em geral, são elas que conduzem todo o processo e o médico só é acionado em caso de intercorrência.