AO VIVO
Geral

Saúde de Três Lagoas alerta para casos de hepatite aguda grave desconhecida 

Já são mais de 300 casos reportados no mundo, Três Lagoas ainda não contabilizou nenhum caso da doença

Redação 
18/05/22 às 14h46
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Vigilância Epidemiológica, alerta a população sobre a ocorrência recente de casos de hepatite aguda grave em crianças e adolescentes no Estado de MS. Três Lagoas ainda não contabilizou nenhum caso da doença.

Já são mais de 300 casos reportados no mundo. No Brasil, até o momento, são 41 casos suspeitos em investigação, incluindo MS.

O quadro clínico se apresenta inicialmente com dor no abdome, diarreia e vômitos, além de icterícia (pele amarelada) e ausência de febre. Nos exames laboratoriais nota-se aumento das enzimas do fígado.

Ainda não se sabe a exata causa do problema, mas a causa provável é a infecção por um vírus do tipo Adenovírus F, um vírus respiratório comum em nosso meio.

NÃO TEM RELAÇÃO COM A VACINA CONTRA COVID-19

Uma dúvida inicial era se havia relação com a vacina da COVID-19, mas essa hipótese foi descartada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As crianças que já desenvolveram o quadro, em sua maioria, não foram vacinadas.

O médico de família e comunidade, responsável pela da Vigilância Epidemiológica da SMS – Vinícius de Jesus Rodrigues ressalta, que, no entanto, em algumas o vírus causador da Covid-19 também foi encontrado ou foi detectada infecção prévia pela Covid-19, e essa, segundo Vinicius, é uma das linhas atuais de pesquisa, tendo, inclusive, ganhado força nos últimos dias.

CUIDADOS INICIAIS

Como forma de proteção, é  recomendado fortemente, especialmente para crianças e adolescentes, o uso constante de máscaras faciais (principal forma de prevenção), principalmente em ambientes fechados e com grande número de pessoas, como salas de aula, por exemplo.

Além disso, medidas de higiene como lavagem de mãos, uso de álcool-gel e limpeza constante de superfícies também são recomendadas.

Por fim, a vacinação contra COVID-19 parece ser uma outra forma importante de prevenção, além da prática de permanecer em casa aqueles que estiverem gripados.

TRATAMENTO

O tratamento atual visa o alívio dos sintomas, mas muitos casos podem evoluir para quadros bastante graves. Mesmo previamente saudáveis, algumas crianças necessitam de transplante de fígado, inclusive.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.