A praça existiu desde o início do povoamento em Três Lagoas. Onde hoje é a antiga prefeitura foi locada uma praça chamada Noroeste. O serviço de correios já existia e era feito por tropeiros. Em 1939, um espaço da praça foi sitiado para a construção do correio.
Em 1944 o Prefeito Rosário Congro usou a outra parte da praça para a construção do prédio da prefeitura. O quarteirão onde era uma praça muito bem feita e arborizada, hoje é ocupado por agências bancárias e lojas.
Foi usada uma das esquinas da praça para construir a sede do Correios e Telégrafos, que se encontra no mesmo local até hoje.
Em uma das esquinas da praça, por critérios estéticos, o prefeito Rosário Congro construiu o Paço Municipal, para que, no futuro, a praça ficasse com as laterais preenchidas harmonicamente e a igreja no meio como uma alameda.
Paralela à Praça Noroeste existiu a Praça da Estação que se chamou Praça da Bandeira e hoje é a Praça Ramez Tebet; esta passou por descaracterizações ao longo do tempo.
Criada em 1912 como “Praça da Estação”, a mesma foi reconfigurada, modernizada com verbas de compensação de impacto de uma das companhias que eram responsáveis pela construção da Usina Engenheiro Souza Dias; o dinheiro de impacto para a cidade foi utilizado para alguns tipos de reformas.
A praça atualmente não condiz mais com sua característica estrutural anterior. Muitos ainda lamentam que as praças, a fonte, a estrada de ferro, aliás, todo o complexo estético harmônico maravilhoso do epicentro urbano tenha passado por essas mudanças, pois é sabido que tudo que permanece no tempo cria raízes profundas na memória e na identidade das pessoas. Essas mudanças repentinas e às vezes arbitrárias provocam marcas profundas no modus vivendi.