AO VIVO
Polícia

Em três meses, seis foram assassinadas e 164 estupradas em MS

Feminicídio, assédio sexual, estupro, violência psicológica e física.

Campo Grande News
09/03/18 às 08h24
Renato matou a mulher Halley e fugiu. Depois de alguns dias ele foi encontrado morto com tiro na cabeça (Reprodução/Facebook)

Feminicídio, assédio sexual, estupro, violência psicológica e física. No Dia Internacional da Mulher dados sobre crimes, principalmente motivados pela condição de gênero, mostram que muita coisa ainda precisa avançar. O ano de 2017 fechou com 27 feminicídios, 1.473 estupros e 18.475 violência doméstica no Estado.

De janeiro até agora, por exemplo, seis mulheres já foram vítimas de feminicídio, dois casos a mais que o registrado no mesmo período do ano passado, de acordo com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

Também já foram registrados 164 estupros, 2.899 crimes de violência domésticas e sete casos de assédio sexual - crime previsto desde 2001 no Código Penal. Outro dado alarmante, segundo o 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública publicado em 2017, é o crime de estupro. Mato Grosso do Sul liderou o ranking dos Estados com a maior taxa percentual, totalizando 54,4 estupros para cada 100 mil habitantes. 

Para a promotora de Justiça Ana Lara Camargo, esses dados refletem tanto problema de ordem pública quanto um problema sociocultural de machismo, de desigualdade nas relações de poder entre homens e mulheres, a formação sociocultural se refere à cultura do estupro, uma certa aceitação na culpabilização da vítima.

O descaso do Poder Público, segundo a promotora, também contribui: a questão da iluminação pública, da precariedade do transporte público, da dificuldade de identificação desses autores, a questão da fragilidade da prova pericial, da falta de recursos e investimentos da prova pericial, além da questão de falta de capacitação dos agentes que trabalham com isso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍCIA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.