Ao final da manhã desta quinta-feira (18), um acidente envolvendo um helicóptero da Casa Militar do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul ocorreu na cabeceira da pista de pouso do Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande. Ao todo, quatro servidores vinculados à Casa Militar, sendo dois pilotos e dois tripulantes, estavam na aeronave.
Todos a bordo permaneceram conscientes durante o ocorrido e durante os primeiros socorros. Um dos ocupantes sofreu ferimentos leves, apresentando dor lombar e sendo imediatamente socorrido e encaminhado pelo Corpo de Bombeiros para atendimento hospitalar complementar.
Segundo nota do Governo do Estado, a aeronave, um helicóptero matrícula PT-HBM, modelo Bell 206, estava há 20 minutos no ar, em um voo semanal de giro realizado para preservação do equipamento. Durante o voo, feito nas redondezas do Santa Maria, o motor sofreu uma pane.
Uma manobra de emergência, chamada de autorrotação, foi efetuada pelos pilotos a fim de que o pouso ocorresse na lateral da pista do aeródromo. Entretanto, ao tocar o solo, o helicóptero pilonou - nome para uma espécie de capotagem - e acabou causando o acidente. Como já se encontrava no solo, a gravidade do ocorrido foi significativamente reduzida.
