AO VIVO
Polícia

PF investiga origem de fake news sobre programas sociais, afirma ministro

Wellington Dias diz que mentiras que causam prejuízo ou risco aos beneficiários configuram crime e já estão sendo apuradas pela Polícia Federal.

Da Redação - Hojemais Três Lagoas
29/01/26 às 13h56
Foto: Arquivo Hojemais Três Lagoas

A Polícia Federal já está investigando a origem de notícias falsas que vêm sendo disseminadas com o objetivo de confundir e manipular beneficiários de programas sociais do governo federal.

A informação foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, nesta quinta-feira (29).

Segundo o ministro, os boatos têm circulado principalmente nas redes sociais e envolvem supostas mudanças nas regras e novas exigências para permanência em programas como o Bolsa Família. Ele ressaltou que não houve qualquer alteração nas condicionalidades e classificou as informações como falsas e prejudiciais à população.

“Não há qualquer condicionalidade no sentido de estimular beneficiários a terem filhos. Isso é uma loucura. Além de não ser verdade, é um preconceito contra quem recebe o benefício”, afirmou o ministro.

Dias destacou que esse tipo de desinformação tende a se intensificar em anos eleitorais, como 2026, e alertou que a disseminação de fake news que cause prejuízo ou coloque pessoas em risco configura crime.

Não se trata apenas de uma fake news. Trata-se de crime. Esse tipo de mentira pode gerar pânico e até consequências graves para pessoas vulneráveis”, reforçou.

De acordo com o ministro, a rede federal de fiscalização do programa foi acionada assim que as primeiras denúncias surgiram, incluindo a atuação direta da Polícia Federal. As investigações, neste momento, correm sob sigilo.

“A Polícia Federal já está em campo. Vamos encontrar quem está por trás desse desserviço”, garantiu.

Denúncias podem ser feitas pelo Disque Social

Wellington Dias orientou que qualquer irregularidade relacionada aos programas sociais seja denunciada pelo Disque Social 121 , canal gratuito do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), disponível em todo o país.

Durante o programa, o ministro também recebeu uma denúncia sobre a suposta cobrança irregular de taxas para beneficiários do programa Gás do Povo, no estado de Alagoas. Segundo relato, valores de até R$ 30 estariam sendo exigidos de algumas famílias.

O ministro afirmou que a fiscalização será acionada imediatamente para apurar o caso e reforçou a importância da participação da população no combate a fraudes. “Sem denúncia, não temos como agir. O 121 é o canal correto para esse tipo de situação”, concluiu.

 

Com informações de Agência Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍCIA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.