Nesta quinta-feira (4), por volta das 12h, uma denunciante compareceu à Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (DECAT), relatando problemas graves com uma ONG vizinha na Chácara dos Poderes. De acordo com a denúncia, a ONG abrigava cerca de 236 cães em condições inadequadas, causando barulho, mau cheiro e problemas de saúde à família da denunciante.
Uma equipe de investigadores foi enviada ao local pela manhã para verificar a situação. Às 14h, a delegada, acompanhada por investigadores, peritos criminais e agentes da Vigilância Sanitária, realizou uma inspeção na propriedade da ONG. Durante a inspeção, foram constatadas diversas irregularidades, incluindo:
1. Acúmulo de dejetos, causando mau cheiro e atraindo insetos.
2. Presença de moscas, mosquitos e larvas em piscina sem tratamento e em latas espalhadas no quintal.
3. Animais com parasitas, representando risco à saúde humana.
4. Vestígios de queima de lixo no quintal.
5. Descarte irregular de resíduos sólidos e medicamentos.
6. Omissão de cautela na guarda de animais ferozes.
7. Grande quantidade de animais com sarna, vivendo em ambiente inadequado.
8. Animais sem carteiras de vacinação ou com carteiras incompletas.
9. Gatos presos em um cômodo imundo, com larvas de mosquito.
10. Fossa extravasando.
Com base nas evidências coletadas, duas mulheres, identificadas como P.S.B. e N.S.B., ambas com 29 anos de idade, foram autuadas em flagrante por maus-tratos a animais e poluição ambiental. Foi solicitada a prisão preventiva das autuadas, considerando o histórico de envolvimento em situações semelhantes.
