Com material da Prefeitura de Birigui (SP), os detentos do CR (Centro de Ressocialização) estão confeccionando máscaras de proteção facial para serem distribuídas aos servidores municipais, Fundo Social de Solidariedade e estudantes da rede municipal de ensino.
A meta é confeccionar e distribuir 17 mil EPIs (equipamentos de proteção individual), essenciais neste momento de pandemia de covid-19.
Por meio da parceria, já foram feitas três mil máscaras. Esse primeiro lote será distribuído gratuitamente aos servidores da Prefeitura, que precisam trabalhar com o equipamento.
Outras três mil máscaras estão em produção e serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade, que fará doação para famílias de baixa renda ou que foram prejudicadas pelo novo coronavírus.
Aulas
Em uma segunda etapa da confecção, visando aumentar a segurança para o retorno das aulas, 11 mil máscaras serão feitas para atender os alunos matriculados nas escolas mantidas pela Prefeitura de Birigui.
O retorno das aulas ainda não foi definido. A data será divulgada com antecedência pela administração, que segue decretos do governo do Estado de São Paulo e orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde).
Trabalho
O CR de Birigui possui 200 detentos. Onze deles trabalham em cinco máquinas industriais onde as máscaras são produzidas. Outros 20 colaboram no trabalho de limpeza geral da cidade mas, no momento, estão suspensos do serviço devido à pandemia.
Parceria antiga
Essa não é a primeira parceria entre a Prefeitura e o CR de Birigui. Em 2018, os reeducandos que cumpriam pena no regime semiaberto promoveram pintura de escolas da administração, por meio do programa Via Rápida.
“Como a parceria deu certo, também tivemos a colaboração dos detentos, por contrato firmado entre a Prefeitura, Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap) e CR de Birigui, no trabalho de limpeza pública e revitalização de praças”, explicou a secretária-adjunta de Administração, Tânia Gimenez. *Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura